Relatório de Atividades

Relatório de Atividades



Apresentação

Ah, 2020! Escrever o relatório de atividades da FIPECq Vida referente a 2020 com o olhar em 2021, é, sem sombra de dúvidas, o relato de uma grande aventura. Se fosse o inverso, e tivéssemos de prever um cenário prospectivo de enfrentamento extremo para 2020, estando em 2019, precisaríamos de ter a criatividade e a genialidade de Érico Veríssimo ao escrever o livro “Incidente em Antares”. Talvez, nem Michel Godet, professor do Conservatoire National des Artes et Métiers – Paris, em seus modelos de Prospectiva Estratégica, tenha previsto o cenário de pandemia para 2020.

 

Assim, em março de 2020, os gestores e colaboradores da FIPECq Vida se depararam com um cenário que não estava previsto no Planejamento Estratégico, e não existiam manuais que pudessem nos ajudar. A sensação era de uma caça ao tesouro na qual nós tínhamos de desenhar o mapa, ou seja, tudo representava uma quebra de paradigma.

 

Tínhamos uma certeza: tudo precisava mudar, porém, com o foco em preservar nosso maior patrimônio – os colaboradores –, manter a qualidade e a excelência das entregas aos Associados, e reduzir despesas para o enfrentamento das incertezas, sem perder de vista nossa missão de “acolher”.

 

Nesse contexto, convido nossos Associados, Instituidoras e Parceiros Comerciais à leitura do Relatório de Atividades de 2020 que comparo, usando uma figura de linguagem, a uma tranquila canoagem em grupo em um rio de águas calmas onde, repentinamente, aparece um salto d’água. Segurem a respiração e boa leitura.



Palavra do Comitê Gestor

Iniciamos essa “Palavra do Comitê Gestor" nos solidarizando com os Associados que perderam familiares ou entes queridos em decorrência da pandemia da Covid-19, na certeza de que melhores tempos virão.

 

Aproveitamos para lembrar que o Relatório de Atividades é o instrumento pelo qual a FIPECq Vida presta contas aos Associados e Instituidoras vinculados à organização, a respeito da atuação realizada anualmente no que se refere à oferta e gestão dos Planos e Programas Assistenciais. Por isso, de forma transparente, são abordadas questões como governança, resultados de gestão e alocação de recursos, bem como os relatórios de auditoria do ano de 2020. Cabe ao Conselho de Administração e à Assembleia Geral a aprovação do Relatório.

 

Importante ressaltar também que este relatório é fruto do engajamento de todas as unidades e colaboradores que compõem a FIPECq Vida, no esforço de demonstrar aos Associados e às Instituidoras as entregas concretizadas.

 

Agora, soltem a respiração e vamos viajar na aventura que foi a gestão da FIPECq Vida em 2020. Tudo teve início com a chegada da pandemia da Covid-19 e a partir da necessidade sanitária de distanciamento social como forma de proteção.

 

Com o foco em preservar nossos colaboradores e seus familiares, manter a qualidade e a excelência das entregas aos nossos Associados, e reduzir despesas para o enfrentamento das incertezas, sem perder de vista nossa missão de “acolher”, a primeira decisão foi a implantação do home office.

 

home office foi uma decisão tomada pelo Comitê Gestor da FIPECq Vida para inibir a disseminação da Covid-19 entre os empregados, com a devida atenção à saúde dos colaboradores e familiares, e para manter a continuidade das atividades da Associação.

 

Nesse contexto, para atender a nova realidade, foram criadas várias alternativas de contato com nossos Associados. Para tanto, foram realizados um grande projeto de atualização de dados e a implantação de novos canais de comunicação.

 

A realização da Campanha de Vacinação Contra Gripe de 2020 foi o segundo grande desafio, pois era imprescindível trabalhar de forma diferente para encontrar o Associado e convencê-lo a sair de casa, em um momento tão delicado, para se prevenir contra outra doença, também preocupante. Logo, foi implementado o sistema de reembolso e a vacinação através de drive thru.

 

Ainda para atender as demandas e a expectativa dos Associados, buscando ações de relevância em tempos difíceis, o Conselho de Administração aprovou o reembolso para testagem de Covid-19, do tipo PCR, para todos os Associados FIPECq Vida.

 

Consolidamos todas as mudanças implantando, definitivamente, o teletrabalho na FIPECq Vida. Essa transição levou-nos à busca de uma nova sede, menor e mais moderna. Esse movimento propiciou uma sensível redução de custos, como havíamos planejado.

 

Por fim, constatamos que essas mudanças não impactaram na qualidade das entregas aos Associados nem na agilidade da FIPECq Vida, que aumentou sua base de Associados em 15%. A capacidade de inovar também foi preservada, pois as mudanças só foram possíveis graças às novas ideias dos colaboradores para o enfrentamento dessa imprevisível realidade.



Nosso Portfólio

A FIPECq Vida é uma Caixa de Assistência Social, sem fins lucrativos, que disponibiliza vasto portfólio de benefícios aos seus Associados: Programas Assistenciais de Saúde, Odontológico, Seguro de Vida, Seguro Automotivo e Previdência Privada, além de programas específicos de promoção à saúde e ao bem-estar.


 
PLANOS ASSISTENCIAIS


 
PAS Saúde

 
Contempla planos de saúde de diversas Operadoras/Seguradoras a fim de se enquadrar ao perfil de nossos Associados.
 
Nossos planos são coletivos por adesão, sendo as coberturas ambulatoriais com obstetrícia, nacionais e regionais, com e sem coparticipação, com e sem livre escolha de rede. A parceria com a FIPECq Vida propicia condições exclusivas, como a redução de carências dos planos de saúde, coberturas acima do rol determinado pela ANS, atendimento diferenciado, entre outros.


 
PAS Odontológico
 
Planos em parceria com diversas Operadoras, cobertura nacional e ampla rede credenciada.


 
PAS Seguro
 
Seguro de Vida com diferenciais exclusivos, pois, além das coberturas usuais, prevê coberturas para seguro assistência internacional, auxílio residencial, Complemento de Despesas Hospitalares (CDH), entre outros, de acordo com a elegibilidade do contrato.


 
Seguro Automóvel
 
Plano de seguro automóvel que possibilita a cotação de valores em várias corretoras de seguro, de forma a oferecer planos que satisfaçam aos Associados.
 
 

Previdência Privada

 

O Patrimônio Social do FIPECqPrev cresceu 13,20%, passando de 37,26 milhões, em 2019, para 42,93 milhões em 2020. A rentabilidade nominal da carteira de investimentos do FIPECqPrev, em 2020, foi de 7,47%, enquanto o Índice de Referência (meta de rentabilidade de INPC + 4,5% a.a.) fechou o ano em 10,17%. Em decorrência, a rentabilidade foi 2,45% inferior ao Índice de Referência*

 

*Dados de acordo com o Relatório de Anual de Informações – FIPECq Previdência.
 
 

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS
 
 

Programa Meu Médico
 
O Programa Meu Médico foi criado pela FIPECq Vida com o intuito de promover mais saúde e bem-estar aos Associados e Servidores, no local de trabalho, dentro da Instituidora, e tem como foco o tratamento humanizado e individualizado, a fim de suprir as necessidades daqueles que precisam. Presta atendimento ambulatorial, aconselhamento médico preventivo de doenças crônicas, realiza campanhas preventivas, bem como promove ações que fortalecem os programas de Qualidade de Vida dentro das Instituidoras.

 

Em 2020, o programa passou por mudanças em decorrência da nova realidade de teletrabalho. Foi desenvolvido o projeto-piloto de telemedicina e a FIPECq Vida prestou apoio na elaboração de informações técnicas para enfrentamento da pandemia, por meio da participação dos médicos no FIPECq Vida Play; na elaboração de notas técnicas para subsídio às decisões de gestores e Conselho de Administração, entre outras atividades.


 
Programa Especial Assistencial – PROASSIST
 
Programa que prevê reembolso aos Associados titulares e dependentes vinculados aos planos de saúde. Por meio do PROASSIST, é possível solicitar reembolso de despesas e procedimentos que não constam no rol da ANS, ampliando, assim, o cuidado com a saúde e o bem-estar do nosso Associado.


 
Campanhas Preventivas
 

Atualmente, a FIPECq Vida promove vacinação contra a Gripe, Pneumonia e Herpes Zóster, a fim de proteger a saúde dos Associados, titulares e dependentes, de acordo com a elegibilidade de cada campanha. Em 2019, foi aprovada a ampliação do rol de vacinas da Associação: com a inclusão das vacinas contra HPV e Meningite. Em 2020, foi incluído, nesse programa, o reembolso para testagem, tipo PCR, para COVID-19.


 
Programa de Qualidade de Vida
 
O Programa de Qualidade de Vida destina-se a auxiliar as Instituidoras e Instituidoras por Adesão em eventos e programas de qualidade de vida, oferecendo às áreas de Gestão de Pessoas mais condições de elaboração de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar dos Servidores e Associados.


 
Complemento de Despesas Hospitalares – CDH

 
Programa criado para oferecer reembolso de despesas médicas decorrentes de intervenções cirúrgicas que não constam no rol da ANS, sendo um complemento do Seguro de Vida.
 

Projeto Acolher

 
O Projeto Acolher foi criado em 2018 com a finalidade de proporcionar o acesso de todos os Associados aos planos de previdência privada e auxílio funeral, independentemente da adesão voluntária e sem custos adicionais. Assim, todos os Associados da FIPECq Vida são automaticamente alçados à condição de participantes da FIPECq Previdência.



Órgãos Colegiados

Assembleia Geral – AGE

 

 

A Assembleia Geral é a instância máxima de deliberação da FIPECq Vida, composta por 6 (seis) membros titulares e 6 (seis) membros suplentes. É constituída pelos empregados eleitos das seguintes Instituidoras: Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA - FIPECq Previdência.


Compete à Assembleia Geral:


a)    eleger e destituir os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e o Presidente da entidade;
b)   deliberar sobre o Relatório Anual da Administração;
c)   alterar o Estatuto da Entidade;
d)   deliberar sobre a admissão e exclusão de Associados de qualquer categoria em caso de omissão do Estatuto ou Regulamento; 
e)   discutir e deliberar sobre todos os problemas que envolvem o interesse da Associação.



Compõe a Assembleia Geral:


Membros titulares: 

 

  • Marcelo Jose Braga Nonnenberg – IPEA - Presidente da Assembleia Geral;
  • Acioli Antonio de Olivo – INPE; 
  • Alberto Modesto de Almeida Rogers – FINEP;
  • Ilíada Muniz Lima – CNPq;
  • Laércio Barbosa de Melo – FIPECq Previdência;
  • Raimundo Nonato de Abreu Aquino – INPA.

 

Membro Suplentes: 

 

  • Pérsio Marco Antonio Davison – IPEA;
  • Nandamudi Lankalapalli Vijaykumar – INPE;
  • Pablo Arruda – FINEP;
  • Sergio Vidal Chamon – CNPq;
  • Consuelo Simões Pinto Vicchiatti – FIPECq Previdência;
  • Luzemira de Oliveira Amazonas – INPA.

 

No dia 30 de junho de 2020, ocorreu a 16ª Assembleia Geral Ordinária, para tratar das seguintes pautas:

 

# Relatório Anual de Administração, referente ao exercício de 2020;
# Relatório Anual de Atividades – 2019;
# Balanço Patrimonial;
# Demonstrações Financeiras e Contábeis;
# Parecer dos Auditores Independentes;
# Parecer do Conselho Fiscal.

 

Conselho de Administração – CA

 

O Conselho de Administração é o órgão de administração e orientação da FIPECq Vida, cabendo-lhe, essencialmente, expedir e supervisionar a execução dos objetivos e políticas da Associação, mediante a edição de normas gerais de organização e gestão, conforme estabelecido no Estatuto da FIPECq Vida. O Conselho de Administração é composto por:

 

Membros titulares: 

 

  • Ciro Hernandes – INPE – Presidente do Conselho de Administração;
  • Carlos Cezar Soares Batista – CNPq; 
  • Akel Allan Rodrigues Ramos - INPA;
  • Sarita Lima Loureiro – FIPECq Previdência;
  • Ruben Silveira Mello Filho - FINEP;
  • Ronald do Amaral Meneses – IPEA.

 

Membros suplentes: 

 

  • André Rodolpho Silva - INPE;
  • Silvio David Santos de Castro - CNPq;
  • Raimundo Gutemberg Fonseca da Rocha – INPA;
  • Eliana Azevedo Penna - IPEA.

 

O Conselho de Administração realizou seis reuniões durante o exercício de 2020, deliberando sobre os seguintes assuntos:

 

# Aprovação da alteração do Programa de Qualidade de Vida;
# Aprovação da homologação do ingresso da ANESP como Instituidora por Adesão;
# Aprovação da homologação do ingresso da ANP como Instituidora por Adesão;
# Aprovação do Programa de reembolso do teste de Covid-19.
# Aprovação do novo endereço da Entidade;
# Aprovação da homologação do ingresso da EMGEPRON como Instituidora por Adesão;
# Aprovação da homologação do ingresso da AMAZUL como Instituidora por Adesão;
# Aprovação do Relatório Anual de Atividades 2019;
# Proposta Orçamentária 2021;
# Acordo Coletivo de Trabalho 2021.

 

Conselho Fiscal - CF

 

O Conselho Fiscal é composto por representantes de cada Instituidora fundadora, titular e suplente, eleitos pela Assembleia Geral, conforme estabelecido no Estatuto da FIPECq Vida.


O Conselho Fiscal é composto por:


Membros Titulares: 

 

  • Carlos Roberto Silveira Silva - CNPq – Presidente do Conselho Fiscal;
  • Ronaldo Duarte Ferreira – INPE; 
  • Alexandre de Castro Almeida - FINEP;
  • Mauro Oddo Nogueira - IPEA;
  • Tathiane Silva Mesquita de Freitas – FIPECq Previdência;
  • Silvio Jardim de Oliveira Silva – INPA. 

 

Membros Suplente:

 

  • José Aristeu Sousa Ruas - INPE;
  • Sandra Regina Costa Alves - CNPq;
  • Marcelo Luiz Campos Valente - FINEP;
  • Carlos Henrique Corseiul Leite - IPEA;
  • Luiz Gustavo Negro Vaz – INPA.

 

O Conselho Fiscal realizou quatro reuniões durante o exercício de 2020, além do acompanhamento das atividades de gestão. Esse Conselho deliberou sobre as seguintes matérias:

 

# Balancetes do 4º Trimestre/2019 e 1º, 2º, 3º Trimestre/2020;
# Balanço Anual;
# Demonstrações Contábeis;
# Parecer dos Auditores Independentes;
# Parecer dos Auditores Externos.



Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica da FIPECq Vida - AJU tem o propósito de trabalhar para minimizar os riscos jurídicos inerentes à atuação da FIPECq Vida e este relatório tem por fim esclarecer e apresentar as principais atividades prestadas no âmbito Jurídico que foram realizadas na vigência do ano de 2020.

 

Neste período, adaptamos nossos normativos internos para aderir ao teletrabalho, iniciado por força da pandemia. Após perceber os resultados positivos do novo formato, a gestão tornou o modelo temporário em permanente. Para possibilitar a mudança de forma correta, a Assessoria Jurídica propôs a atualização dos contratos de trabalho e o cumprimento das regras impostas pela legislação trabalhista.

 

Preocupada em desempenhar papel preventivo, a Assessoria Jurídica propôs rever a reformulação do Estatuto da FIPECq Vida, em andamento, frente aos impactos das sucessivas mudanças do ano de 2020. Também foi iniciado o projeto de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, bem como preparação para implantação do Programa de Integridade. Além disso, a AJU manteve a representação em 14 demandas judiciais, prestou serviços de consultoria jurídica a todas as áreas que formam o Comitê Gestor, por meio de emissão de notas e pareceres jurídicos.

 

Em síntese, cabe registrar que a área jurídica caminha para uma atuação mais proativa e eficiente junto às demais áreas da FIPECq Vida, de modo que a instituição possa entregar cada vez mais soluções aos nossos Associados.



Núcleo de Monitoramento Estratégico

O Núcleo de Monitoramento Estratégico - NME desempenha o papel de monitoramento, acompanhamento, orientação e apoio aos projetos estratégicos em decorrência do Planejamento Estratégico estabelecido para o período de 2015/2025.

 

O NME acompanha os indicadores e metas, bem como a execução dos projetos visando atingir os objetivos predefinidos com a Missão, Visão e os Valores da Instituição.

 

Os projetos estratégicos estão alinhados aos objetivos finalísticos e objetivos de gestão da Entidade.

 

No Planejamento Estratégico foram previstos 7 projetos estratégicos, que são:

 

  1. Oferta de soluções adequadas aos públicos-alvo;
  2. Implantação de gestão de saúde;
  3. Aprimoramento da competência para ampliar as adesões;
  4. Melhoria da comunicação e do Marketing;
  5. Aprimoramento da Gestão Interna;
  6. Desenvolvimento de Colaboradores.
  7. Desenvolvimento da área de inteligência – em execução.

 

Os projetos estratégicos encerrados no exercício de 2020 obtiveram os seguintes resultados:

 

Oferta de soluções adequadas aos públicos-alvo

A meta dos indicadores do objetivo de gestão era implementar 2 (duas) ações assistenciais por segmento por ano. A FIPECq Vida atingiu 100% da meta, com os seguintes programas assistenciais implantados: 1) Programa de reembolso do teste de Covid-19; 2) Implantação do PROASSIST; 3) Programa Meu Médico; 4) Programa de vacinas contra Herpes Zóster; 5) Programa de vacinas contra Pneumonia; 6) Revisão e aprimoramento do CDH; 7) Criação do Círculo Saudável; 8) Revisão e ampliação do PROASSIST; 9) Revisão e ampliação do programa de qualidade de vida, e; 10) Aperfeiçoamento do Seguro de Vida.

 

Implantação da Gestão da Saúde

A meta era a redução da utilização dos planos Amil, Bradesco e Unimed Seguros em 10% de sinistralidade por ano. Os resultados foram:

 

  • Resultado da sinistralidade dos planos AMIL

 

Gráfico 1: sinistralidade dos planos Amil

 

  • Resultado da sinistralidade dos planos Bradesco
 
Gráfico 2: sinistralidade dos planos Bradesco
 

 

 

  • Resultado da sinistralidade dos planos Seguros Unimed

 

Gráfico 3: sinistralidade dos planos Seguros Unimed

 

 

Aprimoramento da competência para ampliar adesões

 

Com a implantação do projeto, a FIPECq Vida conseguiu, ao longo dos últimos 5 anos, a adesão de 14 novas Instituidoras, que são: ANESP, EMGEPRON, AMAZUL, ANEEL, ANATEL, CRO-BA, IPHAN, SINDSUSEP, IBRAM, INPI, ASSETANS, ANA, AFIN e ANP. Em termos brutos, foram incluídas 3.865 vidas em 2020, representando 60% da meta de 6.500 vidas. As novas vidas foram um grande alicerce para a manutenção da FIPECq Vida nos últimos anos. Além disso, o número de evasão total previsto era de 2.800 vidas, em 2020, e a FIPECq Vida teve a evasão de 1.175 vidas.

 

Melhoria da comunicação e do Marketing

 

O objetivo do projeto é aprimorar a comunicação e o relacionamento da FIPECq Vida com os Associados e Instituidoras. Em 2020, em meio às mudanças de regime de trabalho estabelecidas pela pandemia, determinou-se que a análise junto aos Associados sobre a comunicação e a satisfação a respeito da FIPECq Vida acontecerá no segundo semestre de 2021 para que haja um real entendimento do impacto das ações tomadas pela Caixa de Assistência nos contatos com os Associados.

 

Aprimoramento da Gestão Interna

 

Projeto implementado para realizar os ajustes necessários na estrutura e na gestão interna para viabilizar e apoiar novas áreas e processos decorrentes da estratégia da Entidade.

A FIPECq Vida, no sentido de realizar a melhoria de até três processos internos que impactam diretamente na estratégia da Instituição, realizou a implementação do home office; a migração para o Microsoft Office 365; e mudança de endereço da sede para adaptação de uma nova realidade.

 

Desenvolvimento de Colaboradores

 

O objetivo de gestão do projeto é desenvolver continuamente as competências dos colaboradores com a oferta de 150h de capacitação até 2025.

Com o advento da pandemia, o planejamento dos treinamentos foi adaptado e os treinamentos internos ficaram comprometidos, mesmo assim, atingiu-se a média de 185h de treinamento.

 

Segue abaixo a relação de projetos estratégicos em andamento (período de 2015 a 2025):

 

Desenvolvimento da Área de Inteligência

 

O projeto foi desenvolvido para prover informações relativas a tendências, a inovações e às demais variáveis estratégicas do ambiente externo para tomada de decisão.

 

Principais ações realizadas:

 

  • Implantação de um modelo de atuação de inteligência competitiva até julho de 2016:

 

- Equipe treinada e capacitada;

- Expansão da equipe de Inteligência.

 

  • Ambiente monitorado:

 

- Criação de oito boletins;

- Criação de duas notas;

- Realização de pesquisa interna, meta de 80% de utilidade das novas informações geradas.

 

FIPECq Vida Play

 

O projeto foi desenvolvido para divulgar a FIPECq Vida em plataforma digital, por meio de vídeo, para fortalecimento da marca e popularização dos serviços prestados utilizando Marketing de Conteúdo.

 

Principais ações realizadas:

 

  • Atingir a marca de 6.000 visualizações até dezembro de 2020, aumentando o alcance de divulgação das atividades e benefícios da FIPECq Vida:

 

- Realização de 64 vídeos com formato semanal;

- Meta atingida e ultrapassada com um total de 8.066 visualizações.

 

  • Solidificar a imagem da FIPECq Vida como referência em soluções de saúde:

 

- Meta de aumentar o nível de satisfação do público-alvo com comunicação da FIPECq Vida em 60% até dezembro de 2018.

- Entre os dias 06 e 09/11/2018, foi realizada uma pesquisa de satisfação com a participação de 266 pessoas. Como resultado, houve 75% de satisfação.

- Nova pesquisa de de satisfação será realizada no 2º semestre de 2021.

 

Expansão da Biblioteca Corporativa da FIPECq Vida

 

- O projeto foi desenvolvido para ofertar livros como um novo produto da FIPECq Vida.

Principais ações realizadas:

 

- Atingir o índice de 10% de leitura entre os Associados Titulares de Saúde no primeiro ano.

- A pesquisa de satisfação será realizada no 1º semestre de 2021.

 

  • Atingir a leitura de 15% dos Associados Titulares de Saúde no segundo ano.

 

- A pesquisa de satisfação será realizada no 1º semestre de 2022.



Ouvidoria

A Ouvidoria da FIPECq Vida foi criada em 2014 com a finalidade de ser um espaço de atendimento diferenciado aos Associados. Ela representa a abertura à participação democrática, objetivando fornecer subsídios para o desenvolvimento da Instituição. É subordinada ao Presidente da FIPECq Vida.

 

A Ouvidoria recebeu 103 demandas no ano de 2020. Houve um aumento de 4% em relação à quantidade de demandas recebidas no ano anterior (99 demandas em 2019).

 

 

Gráfico 4: Total de demandas recebidas na Ouvidoria

 

 

As demandas recebidas na Ouvidoria demonstram que as mudanças promovidas na FIPECq Vida, em função da pandemia do Covid-19, dentre elas, a adoção do regime de trabalho em home office, foram bem recebidas por nossos Associados e não interferiram na qualidade das entregas da Associação.

 

Quanto às demandas recebidas na Ouvidoria, essas são classificadas em cinco tipos: pedidos de solicitação, reclamação, sugestão, elogio e denúncia. As demandas podem ser registradas pelos Associados no site da Ouvidoria, por e-mail, por telefone ou, ainda, presencialmente. Cabe ressaltar que, devido à pandemia, a Ouvidoria não está realizando atendimentos presenciais.

 

Abaixo, o comparativo por tipo de demanda em relação aos períodos de 2019 e 2020.

 

Gráfico 5: Comparativo entre o total de demandas recebidas

 

 

 

É perceptível que o número de reclamações recebidas na Ouvidoria em 2020 caiu em relação ao ano de 2019 – uma queda de 12% –, o que enfatiza que o novo regime de trabalho agrega qualidade aos serviços prestados.

    

Abaixo, o gráfico que representa a distribuição percentual das demandas recebidas em 2020:

 

Gráfico 6: Percentual do total de demandas

 

 

 

A FIPECq Vida conta com diversos canais para o recebimento das demandas encaminhadas à Ouvidora como: site, e-mail, telefone ou presencialmente.

 

Abaixo, o comparativo entre os anos de 2019 e 2020 por canal de atendimento.

 

Gráfico 7: Número de demandas recebidas nos dois anos

 

 

 

Na sequência, apresentamos o gráfico com percentual das demandas recebidas na Ouvidoria em 2020 por canal de atendimento:

 

Gráfico 8: Percentual das demandas por canal de atendimento

 

 

Nota-se, claramente, a preferência dos nossos Associados em registrar suas demandas por meio eletrônico – pelo site da Ouvidoria, em que é possível fazer acompanhamento por meio de número de protocolo – e, no ano de 2020, esse aumento foi ainda mais significante. Na segunda posição, aparecem os registros através de e-mail. Os registros por telefone e presenciais são os menores em relação aos demais canais de atendimento, sendo que, devido às medidas de controle da pandemia, os atendimentos presenciais foram suspensos.



Gerência de Gestão de Saúde

 

 

 

O objetivo da Gerência de Gestão de Saúde – GGS é coordenar áreas que atuam diretamente no interesse de nossos Associados, dando especial cuidado às necessidades de atenção primária à saúde. Tem a responsabilidade de negociar e acompanhar os contratos junto às Operadoras/Seguradoras, de monitorar e controlar a sinistralidade e os reajustes a serem aplicados, além de viabilizar a contratação de novos serviços, planos e programas.

 

O Cadastro é a unidade responsável pela qualidade da entrada de dados e manutenção das informações de toda a base de Associados. Essa base de dados subsidia essencialmente as áreas de comunicação, atendimento e a área financeira, no tocante ao contato entre a FIPECq Vida e o Associado titular e, ainda, todas às ações estratégicas, a fim de nortear as decisões.

 

Na área de Programas estão concentrados um dos maiores diferenciais da FIPECq Vida: os Programas Assistenciais que visam conceder aos Associados campanhas preventivas diversas de imunização, ressarcimento de procedimentos não cobertos pelos planos de saúde e, ainda, toda a cobertura de questões relacionadas ao Seguro de Pessoas. Isso sem contar com o suporte oferecido às Instituidoras nos Programas de Qualidade de Vida, saúde e bem-estar no local de trabalho.

 

 

CADASTRO

 

O ano de 2020 foi marcado com o crescimento agressivo de demanda por serviços de saúde, em um cenário em que o Sistema Único de Saúde – SUS sofre para suportar os efeitos da pandemia, sobrecarregando também o setor privado de assistência à saúde.

 

Porém, apesar da discreta redução no número de vidas dos planos odontológicos e de seguro de pessoas, mesmo em tempos pandêmicos, a FIPECq Vida se reinventa e foca no crescimento da base de Associados. A adesão das Instituidoras AMAZUL e EMGEPRON acrescentou um crescimento expressivo no número de vidas, alcançando a ordem de 23,04% de novas adesões aos planos de saúde disponibilizados pela Associação, representando o aumento de 7,12% da receita total da FIPECq Vida.

 

Tabela 1 e Gráfico 9: Comparativo de vidas nos programas assistenciais

PAS Saúde PAS Odontológico PAS Seguro
2019 2020 % 2019 2020 % 2019 2020 %
12312 15157 18.77 4004 3908 -2.46 3412 3331 -2.43

 


 

Na tabela 2, sobre a distribuição de vidas por produto, constatamos que hoje 60% dos Associados da FIPECq Vida estão concentrados nas Instituidoras por adesão e 40% nas Instituidoras originais.

 

Tabela 2: Distribuição de vidas por Instituidora e produto

Empresa PAS Saúde PAS Odontológico PAS Seguro Total Percentual sobre total
ABDI 229 2 1 232 1.04
ACI 4 0 1 5 0.02
ADC 7 6 0 13 0.06
AEB 20 24 3 47 0.21
AFIN 22 8 7 37 0.17
AFIPEA 1 0 0 1 0.00
AMAZUL 1946 7 0 1953 8.72
ANA 26 5 0 31 0.14
ANATEL 43 11 0 54 0.24
ANBENE 8 3 0 11 0.05
ANCINE 317 102 2 421 1.88
ANEEL 508 386 2 896 4.00
ANESP 16 4 0 20 0.09
ASCCTEX 15 4 1 20 0.09
ASCON 0 0 7 7 0.03
ASMinC 218 55 3 276 1.23
ASSERTE 32 2 0 34 0.15
ASSETANS 206 44 2 252 1.13
CAPES 81 51 1 133 0.59
CASA 61 4 0 65 0.29
CBPF 234 39 102 375 1.67
CETEM 184 21 64 269 1.20
CGEE 169 43 5 217 0.97
CNPq 1098 386 574 2058 9.19
CROBA 73 7 0 80 0.36
EMBRAPII 39 59 26 124 0.55
EMGEPRON 1009 0 0 1009 4.51
FBN 289 50 1 340 1.52
FINEP 828 10 65 903 4.03
FINEP- AUTO 37 1 3 41 0.18
FIPECQ-APOS/FINEP 579 28 96 703 3.14
FIPECq 43 41 14 98 0.44
FIPECq Vida 2 145 50 197 0.88
FIPECq/AP 67 28 19 114 0.51
IBICT 152 75 93 320 1.43
IBRAM 339 95 0 434 1.94
IMPA 89 10 50 149 0.67
IMPA - OS 3 3 1 7 0.03
INPA 457 225 369 1051 4.69
INPE 1547 827 736 3110 13.89
INPI 258 56 4 318 1.42
INT 157 45 10 212 0.95
IPEA 1003 199 526 1728 7.72
IPHAN 979 128 2 1109 4.95
IPJB 275 55 2 332 1.48
LNA 144 110 40 294 1.31
LNCC 174 42 70 286 1.28
MAST 112 14 36 162 0.72
MCT 575 201 52 828 3.70
MMA 53 88 1 142 0.63
MPEG 116 105 189 410 1.83
ON 169 22 94 285 1.27
PAS FAMILIA 0 0 7 7 0.03
SUSEP 144 32 0 176 0.79
Total Geral 15157 3908 3331 22396 100

 

Instituidoras com adesão após o planejamento estratégico

 

Empresa PAS Saúde PAS Odontológico PAS Seguro Total
AMAZUL 1946 7 0 1953
ANA 26 5 0 31
ANATEL 43 11 0 54
ANEEL 508 386 2 896
ANESP 16 4 0 20
ASSETANS 206 44 2 252
CROBA 73 7 0 80
EMBRAPII 39 59 26 124
EMGEPRON 1009 0 0 1009
IBRAM 339 95 0 434
INPI 258 56 4 318
SUSEP 144 32 0 176
Total Geral 4607 706 34 5347

 

Na distribuição de vidas por Operadora, a AMIL Assistência Médica detém 55,4% do número de vidas vinculadas aos planos de saúde, seguida pela UNIMED Sorocaba que atende à AMAZUL, com 12,7%, e UNIMED Rio que concentra 9,2% do número total de vidas. O restante de vidas se distribui nos outros diversos contratos, conforme demonstramos no quadro abaixo:

 

 

Tabela 3: Distribuição de vidas por Operadora

VIDAS NOS PLANOS DE SAÚDE
Operadoras 31/12/2019 31/12/2020 Vidas % Percentual sobre total
AMIL 8319 8404 85 1,01 55.45
ASSIM SAUDE 0 1008 1008 100 6.65
BRADESCO 305 377 72 19,1 2.49
SANTA CASA 540 469 -71 -15,14 3.09
UNIMED FESP 690 660 -30 -4,55 4.35
UNIMED GUARATINGUETA 331 339 8 2,36 2.24
UNIMED ITAJUBA 145 144 -1 -0,69 0.95
UNIMED MANAUS 180 162 -18 -11,11 1.07
UNIMED RIO 1485 1408 -77 -5,47 9.29
UNIMED SEGUROS SAÚDE 317 251 -66 -26,29 1.66
UNIMED SOROCABA 0 1935 1935 100 12.77
Total Geral 12312 15157 2845 23.11 100
VIDAS NOS PLANOS ODONTOLÓGICOS
Operadoras 31/12/2019 31/12/2020 Vidas % Percentual sobre total
AMIL DENTAL 1489 1463 -26 -1,78 37.44
ODONTOPREV 1279 1246 -33 -2,65 31.88
UNIODONTO ITAJUBA 522 502 -20 -3,98 12.85
UNIODONTO SJC 714 697 -17 -2,44 17.84
Total Geral 4004 3908 -96 -2.40 100
VIDAS NOS PLANOS DE SEGURO DE PESSOAS
Operadoras 31/12/2019 31/12/2020 Vidas % Percentual sobre total
AFIN TOKIO MARINE 160 153 -7 -4,58 4.59
BRADESCO BÁSICO - AP 862449 31 38 7 18,42 1.14
BRADESCO CANCER - 862450 6 6 0 0 0.18
BRADESCO DOENCAS GRAVES - 862451 44 44 0 0 1.32
BRADESCO SEGUROS 3171 3090 -81 -2,62 92.76
Total Geral 3412 3331 -81 -2.37 100

 

 

 

A Gerência de Gestão de Saúde tem a responsabilidade de acompanhar, analisar e negociar as renovações contratuais junto às Operadoras e Seguradoras, buscando minimizar o impacto financeiro oriundo dos reajustes junto aos Associados.

 

Em 2020, se considerarmos o momento econômico atual, podemos afirmar que as negociações foram satisfatórias, já que todos os reajustes ficaram abaixo do índice aprovado pela Agência Nacional de Saúde – ANS, que foi de 8,14%, excetuando-se a Unimed Seguros.

 

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS         

 

A área de Programas Assistenciais da FIPECq Vida fomenta o acolhimento e amparo a todos os Associados que necessitam de auxílio referente às coberturas exclusas dos planos de saúde.

 

Com o cenário da pandemia, alguns programas apontaram a necessidade de serem revisados e adequados às novas necessidades.

 

Tabela 4: Reajuste por Operadora/Seguradora

Plano Saúde

Aniversário de Contrato

Indicador Financeiro

índice de Reajuste

AMIL (ANTIGO)

Janeiro

VCMH

3,44%

AMIL (ANEEL)

Janeiro

VCMH

3,44%

AMIL (PRATELEIRA)

Janeiro

VCMH

3,44%

AMIL (ABDI)

Janeiro

VCMH

3,44%

BRADESCO

dezembro

VCMH

7,20%

SANTA CASA SAÚDE

Abril

IPCA

6,87%

UNIMED FESP

Abril

IPC

5,71%

UNIMED Guaratinguetá

Abril

IPC

4,00%

UNIMED Itajubá

Abril

IPC

5,00%

UNIMED Manaus

Maio

VCMH

-

UNIMED Rio

Outubro

VCMH

7,50%

UNIMED Seguros Saúde

Janeiro

VCMH

11,35%

 

Plano Odontológico

Mês de Reajuste

Índice Financeiro

índice de Reajuste

AMIL Dental

Janeiro

IPCA 

0%

ODONTOPREV

Setembro

IPC-FIPE 

0%

UNIODONTO (ITAJUBÁ)

Setembro

 IGPM

3,0%

UNIODONTO (SJC)

Maio

IGPM

0%

 

Plano Seguro

Mês de Reajuste

Índice Financeiro

índice de Reajuste

Bradesco Seguros

Junho

 IPCA

3,30%

Bradesco Seguros congelado

Setembro

 IPCA

2,31%

 

 

 

 

 

COMPLEMENTO DE DESPESAS HOSPITALARES – CDH

 

O Complemento de Despesas Hospitalares – CDH é um programa vinculado ao Seguro de Vida, com direito a reembolso para despesas médicas decorrentes de cirurgias e procedimentos especiais com internação hospitalar e Clínica Dia.

 

O reembolso é limitado a 11% sobre o capital contratado (seguro congelado) ou de acordo com a tabela contratada (seguro novo), restrito ao período de janeiro a dezembro do ano vigente.

 

Durante o ano de 2020, em face das limitações de acesso aos serviços médicos hospitalares e laboratoriais, como forma de prevenção devido ao elevado risco de contaminação, observamos redução de 27,45% das solicitações de pagamento do CDH em 2020, se comparadas às solicitações de 2019.

 

Tabela 5: Solicitações por Instituidora

Instituidoras Quantidade de Solicitações
CBPF 4
CETEM 1
CNPq 15
FIPECq 1
FIPECq Vida 10
IBICT 2
IMPA 2
INPA 9
INPE 16
IPEA 8
MCT 3
MPEG 1
ON 2
Total Geral 74

 

 

 

Tabela 6: reembolso por motivos de solicitação

MOTIVO DA SOLICITAÇÃO

QUANTIDADE

Cirurgias de Catarata

31

Cirurgias Diversas

27

Pet Scan

1

Procedimentos Oftalmológicos

12

Outros

3

Total

74

 

 

 

 

 

PROGRAMA ESPECIAL ASSISTENCIAL – PROASSIST

 

O Programa Especial Assistencial  PROASSIST é um benefício exclusivo para os Associados que possuem planos de saúde, com previsão de reembolsos de despesas para tratamentos que não possuem cobertura no rol da Agência Nacional de Saúde – ANS.

 

Com a inserção da cobertura do exame PCR-SARS-CoV 2, para detecção do vírus da Covid-19, identificamos o aumento de 89,71% nas solicitações do PROASSIST. As demais solicitações, a exemplo de 2019, se limitaram às cirurgias de catarata e a exames laboratoriais.

 

 

Tabela 7: Solicitações por Instituidora

Instituidoras Quantidade de Solicitações
ABDI 1
ANA 1
ANCINE 9
ANEEL 7
ASMinC 4
ASSETANS 2
CAPES 3
CBPF 1
CETEM 8
CGEE 8
CNPq 32
FBN 3
FINEP 29
FIPECQ-APOS/FINEP 24
FIPECq 1
FIPECq/AP 1
IBICT 4
IBRAM 4
INPA 4
INPE 12
IPEA 12
IPHAN 16
IPJB 5
LNCC 3
MCT 6
MMA 1
MPEG 1
ON 1
Total Geral 203

 

 

 

As campanhas preventivas de vacinação, sejam elas permanentes ou sazonais, merecem especial atenção e destaque pela dimensão que alcançam durante todo o ano. 

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 continua sendo a campanha de maior adesão dos Associados, visto que a cobertura se estende aos titulares e dependentes dos planos de saúde, odontológicos, titulares do seguro de vida e participantes do FIPECq PREV.

 

Considerando as condições impostas pela pandemia, o remanejo das reservas de doses e forma de executar a campanha, observamos uma redução de 29,34% no total de vacinados. Entretanto, entendemos que, nas condições mundialmente apresentadas, conseguimos atingir um número relevante de imunizados.

 

Abaixo, quantitativo de Associados vacinados por Instituidora no ano de 2020.

 

 

Tabela 8: Quantidade de vacinados por Instituidora

Instituidoras Quantidade de Vidas Vacinados %
ABDI 214 97 45.33
ACI 4 3 75.00
ADC 11 11 100.00
AEB 33 18 54.55
AFIN 29 4 13.79
AFIPEA 1 0 0.00
AMAZUL 2106 2 0.09
ANA 28 6 21.43
ANATEL 72 16 22.22
ANBENE 11 1 9.09
ANCINE 331 106 32.02
ANEEL 715 225 31.47
ANESP 27 0 0.00
ANP 188 0 0.00
ASCCTEX 20 2 10.00
ASCON 7 0 0.00
ASMinC 235 25 10.64
ASSERTE 32 1 3.13
ASSETANS 204 64 31.37
CAPES 121 43 35.54
CASA 61 1 1.64
CBPF 278 56 20.14
CETEM 205 33 16.10
CGEE 163 66 40.49
CNPq 1388 292 21.04
CROBA 79 3 3.80
EMBRAPII 79 22 27.85
EMGEPRON 931 0 0.00
FBN 306 44 14.38
FINEP 812 299 36.82
FINEP- AUTO 38 6 15.79
FIPECQ-APOS/FINEP 570 53 9.30
FIPECq 46 16 34.78
FIPECq Vida 142 103 72.54
FIPECq/AP 87 15 17.24
IBICT 214 24 11.21
IBRAM 379 48 12.66
IMPA 115 7 6.09
IMPA - OS 3 0 0.00
INPA 779 182 23.36
INPE 2137 792 37.06
INPI 278 71 25.54
INT 169 20 11.83
IPEA 1278 196 15.34
IPHAN 967 84 8.69
IPJB 283 64 22.61
LNA 199 87 43.72
LNCC 201 35 17.41
MAST 121 15 12.40
MCT 672 188 27.98
MMA 132 29 21.97
MPEG 298 43 14.43
NUCLEP 57 0 0.00
ON 220 11 5.00
PAS FAMILIA 8 2 25.00
SUSEP 146 26 17.81
Total Geral 18230 3557 19.51

 

Quantidade de vacinados contra Gripe por região

 

 

Resumo Beneficiários Vacinados

 

O número de vidas corresponde ao número de Associados elegíveis para imunização.

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A HERPES ZÓSTER

 

A vacina contra Herpes Zóster possui a mesma característica de ser uma vacina de dose única para os Associados que possuem planos de saúde, com faixa etária acima de 50 anos e prescrição médica obrigatória.

  

Gráfico 10: Quantidade de vacinados contra Herpes Zóster por região

 

 

 

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PNEUMONIA

 

A vacina contra Pneumonia contempla uma única dose que progressivamente abrange as faixas etárias cobertas pela campanha. Portanto, a redução que podemos observar no quadro abaixo é considerada natural.

 

A adesão é estimulada por intermédio da divulgação da importância de se imunizar e pela ampliação da faixa etária para cobertura a partir de 40 anos.

 

Gráfico 11: Quantidade de vacinados contra Pneumonia por região

 

 

 

 

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV e MENINGITE

 

As vacinas contra HPV e Meningite cumprem papel importante na prevenção de doenças. Entretanto, mais uma vez, a pandemia interferiu no comportamento do mercado de imunização, já que os laboratórios frearam a produção, limitando o estoque em todo o país, especialmente no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. As clínicas restringiram a disponibilidade de doses para livre demanda focando no público infantil e particular.

 

Nossa expectativa é de que a normalização no fornecimento seja regularizada para que possamos ampliar nossa divulgação fomentando a importância do ato de se prevenir.

 

 

MEU MÉDICO – PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA SAÚDE

 

O Programa Meu Médico fomentou ainda mais o cuidado da FIPECq Vida junto aos Associados. Foi preciso pensar e agir rapidamente para alterar o modo de operação do programa, buscando a consultoria de profissionais especializados e atualizados para repasse de informações e ações internas sobre a Covid-19, que agregassem valor à situação da pandemia. O programa também passou a adotar o atendimento por telemedicina para os Associados, sem necessidade de deslocamento, garantindo assim o acesso às consultas médicas e aos acompanhamentos com muita segurança e qualidade. Entre abril e dezembro, contabilizamos 195 atendimentos.

 

Tabela 9: Número de atendimentos pelo Programa Meu Médico

PROGRAMA MEU MÉDICO

ATENDIMENTOS

Atendimento - Associados

721

Atendimento - Não Associados

332

Telemedicina

195

TOTAL

1248

 

 

 

Tabela 10: Número de atendimentos no Programa Meu Médico por região

PROGRAMA MEU MÉDICO/UF

ATENDIMENTOS

Distrito Federal

744

Rio de Janeiro

303

São Paulo

64

Manaus

137

TOTAL

1248

 
 
 
 

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

 

O Programa de Qualidade de Vida é voltado diretamente para as Instituidoras e Instituidoras por Adesão promoverem ações de diversas modalidades que proporcionam o bem-estar físico e mental aos Associados e Servidores. Não diferente das demais empresas do mercado, em 2020, as Instituidoras e Instituidoras por Adesão também adotaram o teletrabalho. Essa condição limitou as atividades presenciais e o convívio social, consequentemente, houve a baixa demanda de utilização dos recursos do Programa Qualidade de Vida.

 

O Programa foi reformulado considerando os critérios de utilização, alterando coberturas antes não contempladas, excluindo coberturas que não mais se adequavam à atual realidade, e teve seu sistema de controle totalmente redesenhado, proporcionando mais clareza a todos os interessados e envolvidos no processo de obtenção do recurso.

 

REEMBOLSO EXAME COVID-19

 

Em atendimento às demandas e às necessidades dos Associados, aprovou-se em Reunião Extraordinária do Conselho de Administração o reembolso para os exames tipo PCR-SARS-CoV 2, de detecção do novo coronavírus.

 

O percentual de cobertura é de 80% do valor da nota fiscal, limitado a R$ 330,00 (trezentos e trinta reais) por Associado.

 

Identificamos 330 pedidos de reembolso no ano de 2020. Abaixo, apresentamos os números por faixa etária.

 

Gráfico 12: número de solicitações para reembolso de exame para detecção de Covid-19

 

 

 



Gerência de Comunicação e Expansão

 

A Gerência de Comunicação e Expansão – GCE tem como objetivo intermediar as relações de contato entre a FIPECq Vida e os respectivos públicos envolvidos, em todos os níveis de comunicação. Para estabelecer essas relações, utiliza como estratégia o contato contínuo para informar e divulgar a Associação e, assim, consolidar a imagem e marca da FIPECq Vida para atender à visão de futuro: ser a preferência em soluções de saúde, em todas as fases da vida.

 

A FIPECq Vida mantém diversos canais de comunicação a fim de atingir o maior número de Associados com o intuito de apresentar todas as atividades realizadas na Associação, de oferecer informações de saúde e bem-estar, benefícios exclusivos, de responder dúvidas, entre outros. Para aumentar o contato com os públicos, a FIPECq Vida adotou o uso de redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp. Desse modo, os Associados se informam e podem entrar em contato diretamente com o atendimento.

 

No desenvolvimento estratégico da GCE, vários formatos são utilizados para alcançar os públicos atendidos pela FIPECq Vida, com o intuito de obter maior assertividade na comunicação, com canais exclusivos e proporcionando maior transparência.

 

Para o Associado:

 

  • Informa – Boletim informativo sobre as atividades da Associação tais como novos produtos, horários de atendimento e expediente, campanhas, renovações contratuais, entre outros;  
  • SMS – Mensagens sobre atualizações contratuais, código de barras para pagamento, situação cadastral, informações gerais, campanhas, entre outros.
  • Aplicativo da FIPECq Vida – para facilitar o acesso dos Associados às informações pertinentes como cadastro junto à FIPECq Vida, número de carteirinha, condições para usufruir dos Programas Assistenciais, telefones de contato, entre outros. 

 

Para o Colaborador:

 

  • Fique Por Dentro – Boletim informativo sobre as atividades de movimentação interna, tais como alterações de rotina, informações de atendimento, novos produtos, horários e expediente, renovações contratuais, férias, entre outros.

 

Para o RH das Instituidoras:

 

  • Fica a Dica RH - Boletim informativo sobre as atividades da FIPECq Vida que impactam diretamente na atuação do RH das Instituidoras, como parceiro, ao orientar os Associados a respeito de novos produtos, horários de atendimento e expediente, campanhas, renovações contratuais, entre outros;
  • Informações gerais – material virtual com apresentação da FIPECq Vida, Programas Assistenciais, benefícios e coberturas para envio interno aos servidores.

 

Para todos os públicos

 

  • Site e redes sociais – Notícias referentes a acontecimentos importantes para a Associação, como o ingresso de novas Instituidoras, treinamentos realizados, posse de Conselheiros, Campanhas, promoção da saúde e prevenção de doenças, eventos, entre outros;
  • Redes Sociais – Publicações com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, campanhas internas, informações gerais da Associação, eventos, entre outros;
  • FIPECq Vida Play – Canal no Youtube para divulgação de vídeos, como boletins do resumo das atividades do trimestre, o ingresso de novas Instituidoras, posse de Conselheiros, Campanhas, revisão de regulamentos, promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros. 

 

A GCE trabalha de forma a alcançar o maior número possível de Associados em prol de uma comunicação efetiva. Durante o ano de 2020, foram disponibilizadas 60 edições do Informa, 93 edições do Fique por dentro, 15 envios do Fica a Dica RH e 29 notícias publicadas no site.

 

Em 2020, nas redes sociais da FIPECq Vida (Instagram e Facebook), foram mais de 800 seguidores acompanhando as informações veiculadas, totalizando um alcance de mais de 6000 contas, o que representa aumento de 14,9% em relação ao ano anterior.

 

No Youtube, com o canal FIPECq Vida Play, somamos mais de 8.000 visualizações, o que representa 39% de aumento em relação ao ano de 2019. Já o tempo total de exibição foi de 116,7 mil horas.

 

Em 2020, o Aplicativo da FIPECq Vida, que está disponível para aparelhos Android e IOS, recebeu uma nova versão com o objetivo de facilitar o acesso do Associado aos nossos serviços.

 

Por meio da aplicação das métricas desenvolvidas no Plano de Comunicação, instrumento normativo que orienta a execução desta área, esta Gerência deu continuidade às estratégias que permitiram maior contato e proximidade com os Associados, Instituidoras e Parceiros. 

 

Todas as práticas estabelecidas e desenvolvidas ao longo do ano de 2020 foram implementadas para o crescimento e o fortalecimento da FIPECq Vida, a fim de estabelecer e solidificar os conceitos de acolhimento e cuidado, marcas dessa Associação.  

 

 

 

ONU MULHERES

 

Em 2020, a FIPECq Vida tornou-se uma empresa signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), desenvolvido pela ONU Mulheres.

 

Essa é uma plataforma criada para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres e tem como áreas prioritárias de atuação:

 

  • Liderança e participação política das mulheres;
  • Empoderamento econômico;
  • Fim da violência contra mulheres e meninas;
  • Paz e segurança e emergências humanitárias;
  • Governança e planejamento;
  • Normas globais e regionais.

 

Ela é importante para orientar organizações no empoderamento das mulheres na própria empresa, na cadeia de valores e nas comunidades. Além de promover o Prêmio WEPS Brasil – Empresas Empoderando Mulheres para incentivar e reconhecer práticas, programas e ações de promoção da cultura da equidade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil.

 

Fazer parte dessa plataforma é assumir um compromisso público na promoção da equidade de gênero dentro da Associação em todas as atividades

 

 

 

ATENDIMENTO e FALE CONOSCO

 

O ano de 2020 foi marcado por várias adaptações e muitas inovações foram implementadas, como a adoção do WhatsApp como canal de comunicação, que aproximou ainda mais a FIPECq Vida de seus Associados.

 

Tratando-se da prestação de serviços ao público, para maior conforto dos Associados, a FIPECq Vida atende as solicitações presencialmente, por telefone, por e-mail e por meio das redes sociais – WhatsApp, Facebook e Instagram. No ano de 2020, o total obtido foi de 35.998 atendimentos, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano de 2019 (28.667 atendimentos).

 

Abaixo, números de atendimentos de todos os nossos canais de atendimento, recebidos mensalmente em 2020.

 

Gráfico 13: Número total de atendimento

 

 

 

Conforme apresentado, os atendimentos são realizados em inúmeras plataformas. Neste último ano, observa-se uma crescente demanda por parte dos atendimentos oriundos das redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, e esse fato demonstra que a Caixa de Assistência permanece se atualizando para prestar atendimento de qualidade aos seus assistidos.

 

Abaixo, gráfico com percentual por canal de atendimento:

 

Gráfico 14: Número por canal de atendimento

 

 

 

 

Do total de atendimentos, houve pedidos de informação, solicitação, reclamação e elogio. A maior parte das demandas trata-se de pedidos de informação e solicitação. Em um total de mais de 35 mil atendimentos, a FIPECq Vida possui um contingente de apenas 3% de reclamação, índice que reforça todo o esforço voltado para resolução dos diversos tipos de demanda que os Associados solicitam.

 

Gráfico 15: Número de atendimento por tipo de solicitação

 

 

 

Ainda em relação aos atendimentos prestados em 2020, segue abaixo, gráfico informativo sobre os assuntos mais recorrentes. Os principais são da área financeira, PAS Saúde, Odonto, Seguro e cadastral.  

 

 

Gráfico 16: Percentual de atendimento por motivo

 

 

 

FALE CONOSCO

 

Durante o ano de 2020, obteve-se o total de 13.994 demandas recebidas por e-mail. Desse total, 1.153 foram registros do canal de atendimento Fale Conosco.

 

Em comparação ao período de 2019, tivemos um aumento de 21% no número total de atendimentos em 2020.

 

Abaixo, comparativo de atendimentos – em todos os canais - ocorridos entre 2018, 2019 e 2020:

 

Gráfico 17: Comparativo de atendimentos em todos os canais

 

 

Abaixo, comparativo de atendimentos realizados pelo canal “Fale Conosco” nos anos de 2018, 2019 e 2020. O crescimento de atendimentos acumulado neste canal foi de 29% em 2020.

 

Gráfico 18: Comparativo de atendimentos – Fale Conosco

 

 



Núcleo de Sustentabilidade

 

O objetivo do Núcleo de Sustentabilidade é apoiar a FIPECq Vida, sustentando-a em pontos estratégicos como a gestão econômico-financeira, reestruturação e implementação de processos para o adequado andamento das atividades das áreas, a manutenção da infraestrutura administrativa e física, gestão de pessoas, tecnologia da informação e antecipação de cenários por meio da inteligência.

 

Em consonância com as metas propostas pelo Planejamento Estratégico 2015-2025, demos continuidade nos processos de inovação tecnológica, modernizando a prestação dos serviços e inserindo nosso parque tecnológico em nuvem, trazendo mais confiabilidade, segurança e disponibilidade das informações. 

 

Na consolidação dos novos tempos, a FIPECq Vida ganhou nova sede, muito mais moderna, funcional e sustentável.

 

A seguir, todos os trabalhos e atividades desenvolvidos pelo Núcleo de Sustentabilidade serão apresentados de forma detalhada.

 

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

A FIPECq Vida posicionou-se solidariamente ao combate da expansão do contágio do novo coronavírus e, a partir do dia 23 de março de 2020, suspendeu as atividades presenciais, transferindo todos os colaboradores para o regime de teletrabalho, inicialmente em caráter temporário e posteriormente de forma permanente, mantendo o bom desempenho operacional e boa aceitação pelos Associados.

 

Em pesquisa sobre o clima organizacional, realizada em dezembro de 2020, 94,4% dos colaboradores têm orgulho de dizer que trabalham na FIPECq Vida e que se sentem capacitados para o trabalho remoto. Além disso, 100% dos funcionários afirmam que utilizam o tempo economizado com o deslocamento para escritório em outras atividades pessoais e qualidade de vida, e 86,1% se consideram mais produtivos em teletrabalho em relação à atividade presencial.

 

 

ADMINISTRAÇÃO E INFRAESTRUTURA

 

Como consequência do novo regime de trabalho, a FIPECq Vida ganhou uma nova sede. Em outubro de 2020, deixamos um espaço de 420m² no Edifício Torre do Pátio Brasil e nos instalamos em três salas do Edifício ION Escritórios Inteligentes, totalizando 157m². O novo espaço é otimizado, sustentável, e com alta eficiência energética, além de ser um local para trabalhos em grupos, convivência e encontros corporativos quando for possível nos reunirmos novamente. O Associado ganhou um espaço moderno e acolhedor, enquanto os colaboradores e parceiros dispõem de um lugar arejado, moderno, seguro e aconchegante.

 

 

As alterações administrativas trouxeram benefícios econômicos para a Caixa de Assistência. Espera-se a redução de 50% nas despesas com localização e funcionamento, 65% de economia em energia elétrica e o aumento da agilidade nos processos, pois tudo está a um clique de distância. É fazer mais, com menos recursos: economicidade e sustentabilidade.

 

 

 

GESTÃO FINANCEIRA

 

A movimentação digital e sistematizada nos recebimentos da FIPECq Vida, que vêm sendo aplicados e aprimorados ao longo dos anos, permitiu a virtualização do expediente de forma instantânea. Controles manuais e paralelos deram lugar ao sistema de gestão integrado.

 

Essa melhoria de integração e automação pôde ocorrer graças ao mapeamento constante das atividades realizadas entre cadastro e financeiro. No que, antes, eram despendidas horas a fio na elaboração dessas planilhas, hoje, são utilizadas no foco e desenvolvimento de outras atividades.

 

Em 2020, foram movimentadas 155.363 duplicatas, gerando um faturamento total de R$ 166.565.004,03 que podem ser distribuídos em três modalidades de pagamento: débito em conta, boleto e folha de pagamento e de acordo com programa assistencial escolhido, Saúde, Seguro de Vida e Odontológico, assim apresentados na tabela 11:

 

 

Tabela 11: Tipo de Programa Assistencial e forma de pagamento

Tipo de Programa Assistencial

 

Formas de pagamento

SAÚDE

  157.301.601,95

 

DÉBITO EM CONTA

  103.320.874,15

SEGURO

       7.570.264,32

 

BOLETO

     37.753.037,22

ODONTO

       1.693.137,76

 

FOLHA

     25.491.092,66

Total Apurado

  166.565.004,03

 

Total Apurado

  166.565.004,03

                                                          

 

 

 

GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

 

Com ações assertivas e pontuais na recuperação de Associados, a inadimplência encerrou 2020 em 0,87% sob o faturamento total apurado. As novas opções de pagamento mensal das contribuições vencidas até trinta e dois dias foram ampliadas e solidificadas, passando a ser uma ou duas vezes em cartão de crédito, facilitado o controle e dinamismo nas transações financeiras para o Associado e para a FIPECq Vida.

 

A facilidade nos parcelamentos em até 12 vezes também possibilitou a permanência dos associados em todos os programas assistenciais, produzindo maior redução da inadimplência. A diversidade dos meios de pagamento adotados pela Caixa de Assistência auxilia na captura de Associados com dívidas antigas e já cancelados ou na retenção de contratos em vias de extinção.

 

A inserção do PIX como forma de pagamento viabilizou a redução dos custos com tarifas bancárias, juntamente com a revisão de contratos bancários. Em 2020, o número de Associados inadimplentes inclusos no Serasa reduziu 40%, mostrando mais uma vez que a cobrança da FIPECq Vida tem sido bastante eficaz na redução geral da inadimplência.

 

Tabela 12: Comparativo de inclusão e exclusão em 2019 e 2020

 

2019

 

2020

INCLUSÕES

144

 R$  343.836,04

 

87

 R$  140.568,76

EXCLUSÕES

174

 R$  667.719,74

 

104

 R$  228.121,69

 

 

 

TESOURARIA

 

Os investimentos da FIPECq Vida compreendem os saldos de Fundos de Investimentos de Renda Fixa e títulos IPCA+ (NTN-B). O principal objetivo das aplicações financeiras é remunerar o saldo do Fundo Assistencial Único, garantindo a manutenção do valor do dinheiro no tempo.

 

A carteira de investimentos finalizou o ano de 2020 com o saldo de R$ 48,9 milhões aplicados, cujo rendimento 6,4% (real de 1,8%) gerou a renda líquida de R$ 2,8 milhões.

 

O giro financeiro da FIPECq Vida foi 6% superior ao registrado em 2019, chegando ao montante de R$ 166,5 milhões.

 

 

 

TECNOLOGIA

 

Em 2020, a FIPECq Vida deu um largo passo na consolidação das inovações tecnológicas e inseriu todos os datacenters em nuvem.

 

A computação em nuvem ou cloud computing é a utilização de centros de dados disponíveis para vários usuários na internet. O armazenamento dos dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar no mundo, a qualquer hora, não havendo a necessidade de instalação de programas ou de armazenar localmente os dados. O acesso é remoto, por meio da internet, daí a alusão à nuvem. O ganho na tecnologia em nuvem está na oferta mais rápida de inovações, recursos flexíveis e economia de escala. É bastante oneroso manter uma máquina funcionando para uma determinada organização e a computação na nuvem compartilha o mesmo espaço para várias empresas, reduzindo os custos operacionais. Quanto à flexibilidade, é possível executar a infraestrutura tecnológica com mais eficiência e escalonar os serviços conforme a necessidade e as mudanças na empresa.

 

Diante do inegável ganho tecnológico, redução de custo, desempenho favorável e segurança das informações, migramos os serviços tecnológicos para a cloud computing. Com a flexibilidade da nuvem, é possível aumentar ou reduzir espaço de armazenamento, memória de processamento ou criação de novas máquinas de forma praticamente instantânea – sem a morosidade do serviço físico. Quanto à segurança, o serviço é certificado, executado e distribuído pela Microsoft Corporation com datacenter em São Paulo e replicado na Europa e Estados Unidos da América, garantido a disponibilidade de 99,99% dos serviços.

 

Além das melhorias, foi verificada a redução de 30% nas despesas com tecnologia da informação.

 

 

 

FUNDOS - FUNDO ASSISTENCIAL ÚNICO

 

O Fundo Assistencial Único – FAU, incorporação dos Fundo de Reserva - FR, Fundo Especial Assistencial – FEA e Complemento de Despesas Hospitalares – CDH, no qual estão concentrados os resultados econômicos da FIPECq Vida e os recursos destinados a acolher e apoiar os Associados na busca pela saúde e bem-estar, avançou cada vez mais em sua missão atuando principalmente no reembolso dos Programas e Projetos nele implementados.

 

A receita do FAU, constituída de 3% da contribuição de cada plano de saúde aderido pelos Associados, é devolvida em forma de reembolso pelos Programas e Campanhas como PROASSIST, Programa Meu Médico, Complemento de Despesas Hospitalares – CDH e Campanhas de Vacinação da Gripe, Herpes Zóster e Pneumonia. Em 2020, com a situação de pandemia vivenciada no mundo, foi lançado um novo programa de reembolso que facilitaria àqueles que necessitavam arcar com alguma despesa referente a exame que detectasse o vírus no organismo.

 

Mesmo com a criação e bom desempenho do novo programa, a despesa do Fundo se manteve baixa em relação a 2019 em decorrência da não utilização dos serviços médicos comumente usados, pois alguns serviços estavam impedidos de utilização devido aos decretos estaduais, regionais e distritais de não abertura de estabelecimentos, toque de recolher e procedimentos somente de emergência ou voltados para os casos de Covid-19.

 

Gráfico 19: Comparativo de despesas

 

 

A manutenção e utilização dos recursos do FAU são realizadas de forma equânime e justa, priorizando o acolhimento das necessidades dos Associados e da FIPECq Vida de acordo com a previsão estabelecida no Regulamento deste Fundo. O FAU também é constituído de aproximadamente 14% dos Programas de Assistência ao Seguro de Vida de cada Associado inscrito nos diversos planos, o que nos leva ao resultado de 2020 na seguinte proporção:

 

RESULTADO 2020

 

Tabela 13 e Gráfico 20: Resultados de 2020

2020
 Receitas   Despesas 
5.686.356,33  1.842.632,01
 Resultado FAU   3.843.724,32
 FAU acumulado  39.605.359,75
 Patrimônio Social  45.396.866,66

 

 

Evolução do Patrimônio Social

 

 

 

Não é somente o objetivo principal do FAU a sustentação da FIPECq Vida, em casos de desequilíbrios econômico-financeiros com as Operadoras e Seguradoras, e a constituição do Patrimônio Social da Caixa, mas é também garantir humanidade aos Associados por meio dos Programas, os quais, a cada ano, tem tido mais conhecimento por parte de todos, com os benefícios proporcionados por esta Associação.

 

Tabela 14 e Gráfico 21: Resultados Programas Assistenciais em 2020

PROGRAMAS - 2020
Gripe 357.427,63
Herpes 24.085,00
Pneumonia 40.275,11
CDH 391.017,85
Desp. Emergenciais 48.786,24
Meu Médico 762.024,11
PROASSIST 118.097,78
ACOLHER 27.000,00
COVID 19 73.918,29
Qualidade de Vida 0,00
 Total        1.842.632,01

 

 

 

 

Trimestralmente, a movimentação do Fundo passa pelo acompanhamento e aprovação de Auditoria juntamente ao Conselho de Administração e a Presidência, a fim de atestar o cumprimento do Regulamento e dos recursos inseridos e retirados do Fundo e que componham o resultado do Patrimônio da Associação detalhado na contabilidade desta Instituição.

 

 

RESULTADO CONTÁBIL

 

A FIPECq Vida possui Patrimônio Social em montante considerável, que foi acumulado de maneira sustentável ao longo dos últimos anos, formado pelo Fundo Assistencial Único – FAU, apurado com base no excedente patrimonial da FIPECq Vida desde a sua criação.

 

As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas de acordo com as práticas contábeis emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade aplicáveis às Entidades sem fins lucrativos (ITG 2002). A FIPECq Vida adota os procedimentos complementares previstos na Norma Contábil aplicável às pequenas e médias empresas – PME’s (NBC TG 1000 – R1).

 

Em conformidade com as proposições contábeis e as recomendações dos auditores externos, foi concluído o desenvolvimento em sistema do módulo Encontro de Contas que, integrado a outras áreas, permite o rastreio e o acompanhamento do início ao fim das transações de Faturamento, Repasse, Contas a Receber e Fundos, comprovando a regularidade nos balancetes elaborados mensalmente pela conciliação de todas as contas patrimoniais.

 

A análise horizontal das contas de resultado foi realizada comparando o mês atual com meses anteriores, objetivando identificar e/ou justificar variações nas demonstrações financeiras.

 

Auditados todos os registros contábeis e recomendações por meio dos relatórios, a seguir expomos à triagem do Conselho Fiscal:

 

  • Balanço Patrimonial – BP;
  • Demonstração do Resultado do Exercício – DRE;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC e,
  • Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras.

 

Na análise do exercício de 2020, o patrimônio social da FIPECq Vida evoluiu 13,20% do apurado em 2019.

 

 

Tabela 15: Patrimônio da FIPECq Vida em 2020

Composição da Receita Administrativa:
Contribuição do Saúde, Seguro, Odontológico;
Recuperação de despesas, vendas de imobilizado, receita INSS;
Comissão do Seguro de Vida, Auto e Sebrae;
Doações e Patrocínio, Recuperação Operadora/Seguradora.
Composição da Despesa Administrativa:
Despesa com Pessoal, localização e funcionamento;
Despesas com viagens, serviços a terceiros e tributos;
Depreciação, perda de repasses Operadora/Seguradora.
Composição do Investimento total:
Móveis e Utensílios, Máquinas e Equipamentos;
Equipamentos de Informática, Softwares;
Mão de Obra, Materiais.

 

 

 

ENCERRAMENTO

 

O ano de 2020 foi sem dúvida nenhuma, um ano emblemático e ficará marcado para nós da FIPECq Vida, como um período que apesar das incertezas, também foi de transformações. Nesses 19 anos de história, esse talvez tenha sido o período mais desafiador que já vivemos. A forma intempestiva com que a pandemia surgiu nos levou a tomar ações rápidas, mas não menos conscientes e responsáveis no tocante à prevenção da saúde de nossos colaboradores, Associados e parceiros, e isso nos diferenciou de outras situações já vividas. O resultado que entregamos superou todas as nossas expectativas iniciais.

 

Para 2021, temos projetos de reestruturação de programas, a fim de aprimorar e atingir ainda mais as necessidades de nossos Associados, a reciclagem e treinamento direcionados aos nossos colaboradores, intensificação da forma e ferramentas de comunicação com nossos Associados, e em todas as frentes utilizar o nosso empenho e nossa solidez financeira para que os projetos reforcem nossa missão de apoiar e acolher nosso Associado.

 

O trabalho conjunto e dedicado das diversas áreas da FIPECq Vida é fundamental no enfrentamento de novas demandas que culminam em adequações e inovações importantes para todo o corpo associativo.

 

Somos gratos!

 

 

 

EMPREGADOS FIPECq Vida

 

Alessandra Sebba, André Luis Ribeiro, Andrea Agostini de Sousa, Breno Azevedo, Claudia Fernandes, Cleber Caldeira, Daniel Luiz, Edilson Sardinha, Eliana Jesus da Silva, Eliane Souza, Elma Ornelas, Emanoel Coimbra, Enny Carvalho, Izadora Queiroz, Janaina Sousa, Joana D’Arc Dias, Kely Assis, Ludimila Galeno, Luiza Ferreira, Marco Antonio Gonçalves, Maressa Carvalho, Maria Edileusa Fernandes, Marize Aires, Mayara Sampaio, Patrícia Maria Aguiar, Patrícia Pereira Carneiro, Priscila Rocha, Rosahanara Saraiva, Rosângela Milet, Samuel Nascimento, Sandra Lobato, Sebastião Fernandes, Shirley Torres, Silvana Silva, Silvana Lourinho e Vanessa Talini.

 

 

 

COMITÊ GESTOR

 

Antonio Semeraro Rito Cardoso

Presidente da FIPECq Vida

Gleide Rosa dos Santos Chaves

Gerente de Gestão da Saúde

Andréa Rana Medeiros

Gerente de Comunicação e Expansão

Daniel da Silva Selis

Chefe do Núcleo de Sustentabilidade

Geisielen Cristina Silva de Macedo

Advogada

Anna Katarina Gondim de Sousa

Secretaria Geral

Chefe de Monitoramento Estratégico



Anexos

GLOSSÁRIO

 

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

ACI – Associação dos Corretores de Imóveis

ADC – Associação Desportista Classista

AEB – Agência Espacial Brasileira

AFIN – Assessoria Fiscal e Contábil

AFIPEA – Associação dos Funcionários do IPEA

AGE – Assembleia Geral

AJU – Assessoria Jurídica

AMAZUL - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

ANA – Agência Nacional de Águas

ANBENE – Associação Nacional dos Beneficiados pela Lei 88878/94

ANCINE –Agência Nacional do Cinema

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

ANESP - Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental

ANP - Agência Nacional do Petróleo

ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

ASCON – Associação dos Servidores do CNPq

ASMINC – Associação dos Servidores do Ministério da Cultura

ASSCETEX – Associação dos Servidores Civis de Ciência e Tecnologia do Exército

ASSERTE – Associação dos Servidores e Trabalhadores da FUNARTE

ASSETANS – Associação dos  Servidores  e  demais  trabalhadores  da  Agência  Nacional  de  Saúde  – ANS

ASSURÊ – Corretora de Seguros e Consultoria

BP – Balanço Patrimonial

CA – Conselho de Administração

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior

CASA – Fundação Casa Rui Barbosa

CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

CDH – Complemento de Despesas Hospitalares

CE – Comitê de Ética

CETEM – Centro de Tecnologia Mineral

CF – Conselho Fiscal

CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CRO – Conselho Regional de Odontologia

DFC – Demonstrativo dos Fluxos de Caixa

DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

EMGEPRON - Empresa Gerencial Projetos Navais

FAU – Fundo Assistencial Único

FBN – Fundação da Biblioteca Nacional

FEA – Fundo Especial Assistencial

FINEP – AUTO – Financiadora de Estudos e Projetos – AUTOPATROCINADOS

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos

FIPECq – Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA

FIPECq – APOSENTADOS – Assistidos pela FIPECq

FIPECq Vida – Caixa de Assistência Social da FIPECq

FR – Fundo de Reserva

GCE – Gerência de Comunicação e Expansão

GGS – Gerência de Gestão de Saúde

IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus

IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

IMPA OS – Organização Social do IMPA

INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

INT – Instituto Nacional de Tecnologia

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

JBRJ – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica

LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica

MAPMA – Corretora de Seguros e Consultoria

MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins

MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

MMA – Ministério do Meio Ambiente

MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi

ON – Observatório Nacional

NME – Núcleo de Monitoramento Estratégico

NSU – Núcleo de Sustentabilidade

PAS – Programa de Assistência à Saúde

PAS Família – Programa de Assistência a Saúde da Família

PRE – Presidência

PROASSIST – Programa Especial Assistencial

RA – Relatório de Atividades

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SEG – Secretaria Geral

SCGED – Sistema de Controle e Gestão Eletrônica de Documentos

SINDSUSEP – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados

VCMH – Variação de Custo Médico-Hospitalar

 

CÓDIGO DE ÉTICA DA FIPECq VIDA

 

I - DO OBJETIVO 

 

Art. 1º. Estabelecer os valores e princípios éticos que norteiam as relações internas e externas dos empregados, membros dos colegiados, parceiros e associados da Caixa de Assistência Social da FIPECq – FIPECq Vida, para inspirar e manter a confiança e a credibilidade da Associação. 

 

II - DOS VALORES

 

Art. 2º. A FIPECq Vida tem como valores a responsabilidade, a verdade, a justiça, a legalidade, a transparência de seus atos, o compromisso com a eficiência e a eficácia e a gestão democrática, em respeito aos princípios éticos fundamentais.

 

III - DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS

 

Art. 3º. Estarão presentes como fio condutor das ações da FIPECq Vida, a boa-fé, a lealdade, a integridade, a honestidade e o incondicional respeito às normas.

 

Art. 4º. Todos os envolvidos direta ou indiretamente na gestão da FIPECq Vida estão comprometidos com os valores e princípios éticos previstos neste Código, com o intuito de alcançar a contínua melhoria dos resultados, com a promoção do bem-estar de seus Associados. 

 

IV - DOS PADRÕES DE CONDUTA

  

Art. 5º. São considerados padrões de conduta e responsabilidade de todos os participantes da FIPECq Vida:

 

I. Tomar decisõeszou propor alternativas com base na razão, nas melhores práticas de gestão, no bom senso, na prudência e na equidade – sempre considerando os melhores interesses dos Associados da FIPECq Vida.  

II. Colaborar para o bom convívio no ambiente de trabalho, atuando com disciplina e observância à hierarquia, urbanidade e conduta respeitosa e cordial com todos.

III. Guardar discrição e reserva quanto a documentos, fatos e informações sob a guarda da FIPECq Vida.

IV. Honrar os contratos, acordos e convênios firmados com terceiros.

V. Assumir as consequências das próprias ações e omissões, ocorridas no âmbito de suas atribuições, e por elas responder, assegurando-se, sempre, o contraditório.

VI. Repudiar, denunciar e combater qualquer forma de corrupção, ativa ou passiva.

VII. Primar pelo melhor atendimento aos associados, assegurando excelência no grau de satisfação pelos serviços prestados.

VIII. Respeitar a intimidade, a reputação e a privacidade pessoal e familiar de todos.

IX. Comprometer-se com os interesses da FIPECq Vida. 

 

V - DAS CONDUTAS INACEITÁVEIS 

 

Art. 6º.  São inadmissíveis aos integrantes da FIPECq Vida, inclusive seus parceiros, a prática das seguintes condutas: 

 

I. Fazer uso do cargo, visando à concessão ou a obtenção, para si ou para outrem, de vantagens ou benefícios. 

II. Praticar qualquer ato discriminatório ou toda e qualquer expressão de assédio. 

III. Aceitar oferta de vantagem pessoal que implique em conflito de interesse.  

IV. Divulgar informações sigilosas ou privilegiadas. 

V. Manter relações comerciais, na condição de representante da Instituição, com empresas de sua propriedade ou de pessoa de seu relacionamento familiar (até 3º grau consanguíneo ou afim) que preste serviço à FIPECq Vida. 

VI. Assumir posição política partidária no desempenho de suas funções, bem como influir nas decisões, invocando o apoio de organizações políticas. 

ção, além de ter, no mínimo, dois anos de vinculação com a FIPECq Vida.

VII. Divulgar boatos ou informações supostas que possam afetar a honra e a imagem de qualquer pessoa e/ou levar à tomada de decisões equivocadas no âmbito da Instituição. 

VIII. Omitir, adulterar, falsificar ou manipular, deliberadamente, dados e informações que prejudiquem a FIPECq Vida ou seus Associados, Instituidoras e Instituidoras por Adesão.  

 

VI - DA APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA   

 

Art. 7º. A aplicação dos dispositivos deste Código de Ética será feita por um Comitê composto exclusivamente por dois membros representantes da Instituição e um membro representante 

dos empregados, titulares e suplentes. 

 

Parágrafo Primeiro – O mandato do primeiro indicado pela Associação será de três anos; o segundo indicado de um ano; e o indicado pelos empregados terá mandato de dois anos.

 

Parágrafo Segundo – Os membros indicados para compor o Comitê de Ética deverão ter reputação ilibada, e independência para o desempenho da fun

Parágrafo Terceiro – Os membros do Comitê de Ética elegerão seu presidente para um mandato de um ano, permitida uma única recondução.

 

Parágrafo Quarto – O Comitê de Ética poderá requisitar as estruturas disponíveis na Associação para execução de sua função.  

 

Art. 8º. O exercício da função de membro do Comitê de Ética será reconhecido como de relevância para a Associação, com registro nos assentamentos funcionais e/ou em ata. 

 

At. 9º. As indicações, nomeações e posse dos membros do Comitê de Ética serão feitas por ato do Diretor Presidente da FIPECq Vida. 

Art. 10. Os membros do Comitê de Ética somente poderão sofrer qualquer tipo de penalidade, mediante autorização prévia do Conselho de Administração. 

 

Art. 11. O processo ético observará a seguintes etapas: 

 

a) Recebimento ou não da denúncia.

b) Instrução da denúncia com documentos e depoimento das partes e testemunhas.

c) Elaboração de parecer conclusivo, com recomendação de punição ou arquivamento. 

 

Parágrafo Primeiro – O parecer e as recomendações serão submetidos ao Diretor Presidente que, após oitiva do Comitê Gestor, os encaminhará ao Conselho de Administração, com a respectiva manifestação. 

 

Parágrafo Segundo – Das decisões proferidas pelo Conselho de Administração, caberá recurso à Assembleia Geral, observado o prazo de 15 (quinze) dias a partir da notificação da punição. 

 

Parágrafo Terceiro – Os trabalhos do Comitê de Ética serão lançados em ata, que ficará disponível para consulta dos interessados pelo período de cinco anos, após o qual será destruída, independente de requerimento das partes envolvidas.   

                                                                      

Parágrafo Quarto – As decisões que resultarem em punição ao empregado ou associado passarão a constar dos assentamentos funcionais ou dossiês pelo prazo de cinco anos.   

 

VII - DAS SANÇÕES 

 

Art. 12. A violação das normas contidas neste Código importa em falta que, considerada sua gravidade e as circunstâncias, sujeita seus infratores às seguintes sanções:

I. advertência escrita e reservada. 

I. advertência escrita e reservada.

II. censura pública.

III. suspensão de até 60 (sessenta) dias.

IV. exclusão dos quadros de pessoal, perda do mandato de Conselheiro ou demissão do Diretor.

 

Parágrafo Único – Quando envolver o corpo de Associados ou os membros dos Colegiados, as penalidades de que tratam este artigo serão aplicados pela Assembleia Geral, com deliberação prévia do Conselho de Administração. 

 

Art. 13. Qualquer Associado poderá representar contra atos praticados por Conselheiro, Diretor ou empregado da FIPECq Vida, não sendo admitido o anonimato. 

 

Art. 14. Caberá ao Comitê de Ética analisar, em juízo de admissibilidade, a representação e, inexistindo provas que subsidiem o fato, determinar, de ofício, o imediato arquivamento da denúncia.   

 

DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS E CONTÁBEIS




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