Logo Logo
Sumário
  Apresentação
  Palavra do Comitê Gestor
  Nosso Portfólio
  Órgãos Colegiados
  Assessoria Jurídica
  Núcleo de Monitoramento
Estratégico
  Ouvidoria
  LGPD - Lei Geral de
Proteção de Dados
  Gerência de Gestão da Saúde
  Gerência de Comunicação
  Gerência Corporativa
  Plano de Previdência Privada
– FIPECqPREV
  Glossário
  Código de Ética
  Demonstrativos Contábeis



Card image cap

Apresentação

Nos últimos oito anos, muitas transformações aconteceram na FIPECq Vida. Em especial, em 2022, realizou-se uma reforma estatutária, com o objetivo de atualizar o regulamento da Associação, frente às reais necessidades de gestão, oferecendo mais leveza, aprimorando a segurança jurídica e a representatividade, como também garantindo distinção das atividades operacionais com suas normas próprias.

Nesse contexto, seguem as principais reformas realizadas:

a) ajuste na redação do atual parágrafo único do Art. 1º, permitindo à FIPECq Vida assumir a figura de Instituidora, possibilitando que seus empregados tenham acesso aos Planos Assistenciais;

b) aprimoramento e explicitação do rol das pessoas jurídicas que poderão compor o grupo das Instituidoras por Adesão;

c) inclusão dos aposentados e pensionistas da Finep no rol de Associados Titulares, garantindo que, ao fim do vínculo empregatício, esses permaneçam com a representatividade resguardada dentro da Associação;

d) inclusão da Ouvidoria como um importante espaço de participação entre os Associados e os gestores da FIPECq Vida;

e) ampliação das possibilidades de investimentos, incluindo sociedades empresárias de capital fechado de sua propriedade exclusiva, desde que os resultados decorrentes de tais investimentos sejam recolhidos integral e exclusivamente ao Fundo Assistencial Único (FAU);

f) ampliação dos requisitos de elegibilidade para compor os órgãos responsáveis pela administração da FIPECq Vida, sendo cinco anos de vinculação ao órgão instituidor, contrato mínimo de dois anos no plano de saúde, disponibilizado pela FIPECq Vida, e experiência mínima de dois anos nas áreas de atuação;

g) ampliação da representatividade nos órgãos colegiados, que passa a ser composto por sete membros titulares, sendo seis de cada uma das Instituidoras fundadoras e 1 membro representante das Instituidoras por Adesão;

h) questões administrativas, que são matérias dos regimentos internos dos órgãos colegiados e do regimento interno da administração da FIPECq Vida, foram retiradas do texto para dar mais fluidez ao Estatuto.

Por fim, foi incluído no novo Estatuto o comprometimento expresso em promover a equidade em todo o corpo funcional.

Palavra do Comitê Gestor

O objetivo do Relatório de Atividades, além de apresentar os resultados das atividades da FIPECq Vida, no ano de 2022, para os Associados, é, na realidade, uma prestação de contas da gestão.

Ressaltamos que esse é um trabalho multidisciplinar elaborado com a participação de todos os gestores da FIPECq Vida.

É importante registrar que o ano de 2022 foi um período de consolidação das melhorias implantadas nos anos de 2020 e 2021, decorrentes da pandemia da Covid-19.

Nesse contexto, também foram implementadas inovações na gestão e nos Programas Assistenciais disponibilizados aos Associados, visando não só mais agilidade no acolhimento, mas um atendimento com humanidade.

Salientamos que, no ano de 2022, totalizamos 22.144 vidas nos programas de Saúde, Odontológico e Seguro de Vida.

Referente às inovações na oferta de benefícios aos Associados, no Programa PROASSIST houve a inclusão de quatro novas coberturas como a aquisição para lentes de óculos com grau, terapias alternativas, glicosimetro e nebulizador. Além disso, foi criado o Programa de Reembolso de Medicamentos.

Quanto aos Programas Assistenciais, vale sublinhar os resultados de vacinação e atendimentos. Foram 5.410 Associados vacinados contra a gripe e contra outras doenças, com vacinas ofertadas pelo Programa Assistencial de Vacinação. Já o Programa Meu Médico realizou 1.458 atendimentos, sendo 830 presenciais e 628 atendimentos virtuais.

Na área de gestão da comunicação, houve aumento na presença dos usuários nas plataformas de comunicação em redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp, além do aprimoramento e maior contato com o público-alvo por meio de e-mail, SMS e material gráfico. Dessa forma, garantiu-se maior mobilidade e eficácia no contato entre os pares, no acolhimento das solicitações. Em todos os canais da FIPECq Vida foram realizados 37.44 atendimentos em 2022.

Quanto à área de Gestão Corporativa, a FIPECq Vida ganhou mais visibilidade tecnológica com a evolução digital implantada, especialmente na segurança das informações, por meio da otimização e da atualização do banco de dados, coração da empresa e insumo para todas as tomadas de decisão.

O patrimônio da Associação teve grande valorização neste ano, com rendimentos líquidos superiores a 10% ao ano em aplicações financeiras, além do superávit total de R$ 6.809 mil.

Por fim, registramos a importância da Assessoria Jurídica, da Ouvidoria e do Núcleo de Monitoramento Estratégico que assessoraram a condução dos trabalhos realizados, possibilitando segurança e o atingimento das metas do Planejamento Estratégico.

Neste Relatório de Atividades o Associado encontrará detalhes da utilização de todos os Programas Assistenciais, bem como de todas as áreas de gestão da FIPECq Vida.

Boa Leitura!

Nosso Portfólio

A FIPECq Vida é uma Caixa de Assistência Social, sem fins lucrativos, que disponibiliza vasto portfólio de benefícios aos seus Associados: Programas Assistenciais de Saúde, Odontológico, Seguro de Vida, Seguro Automotivo e Previdência Privada, além de programas específicos de promoção à saúde e ao bem-estar. 

PLANOS ASSISTENCIAIS 

PAS Saúde 

Contempla planos de saúde de diversas Operadoras/Seguradoras a fim de se enquadrar ao perfil dos Associados. 

Os planos são coletivos por adesão, sendo as coberturas ambulatoriais com obstetrícia, nacionais e regionais, com e sem coparticipação, com e sem livre escolha de rede. A parceria com a FIPECq Vida propicia condições exclusivas, como a redução de carências dos planos de saúde, coberturas acima do rol determinado pela ANS, atendimento diferenciado, entre outros. 

PAS Odontológico 

Planos em parceria com diversas Operadoras, cobertura nacional e ampla rede credenciada. 

PAS Seguro 

Seguro de Vida com diferenciais exclusivos, pois, além das coberturas usuais, prevê coberturas para seguro assistência internacional, auxílio residencial, Complemento de Despesas Hospitalares (CDH), entre outros, de acordo com a elegibilidade do contrato. 

Seguro Automóvel 

Plano de Seguro Automóvel que possibilita a cotação de valores em várias corretoras de seguro, de forma a oferecer planos que satisfaçam aos Associados. 

Previdência Privada - FIPECqPrev 

Desenvolvido em parceria com a FIPECq Previdência, o FIPECqPrev é um Plano de Benefícios Previdenciários com contribuição definida e retirada programada para auxiliar o Associado a pensar no futuro e em seus projetos de vida. 

PROGRAMAS ASSISTENCIAIS 

Programa Meu Médico - PMM

O Programa Meu Médico foi criado pela FIPECq Vida com o intuito de promover mais saúde e bem-estar aos Associados e Servidores, no local de trabalho, dentro da Instituidora, e tem como foco o tratamento humanizado e individualizado, a fim de suprir as necessidades daqueles que precisam. Presta atendimento ambulatorial, aconselhamento médico preventivo de doenças crônicas, realiza campanhas preventivas, bem como promove ações que fortalecem os programas de Qualidade de Vida dentro das Instituidoras. 

O programa passou por mudanças em decorrência da nova realidade de teletrabalho efoi desenvolvido o projeto-piloto de telemedicina. A FIPECq Vida prestou apoio na elaboração de informações técnicas para enfrentamento da pandemia, por meio da participação dos médicos do Programa no FIPECq Vida Play, no canal da Associação no Youtube; na elaboração de notas técnicas para subsídio às decisões de gestores e do Conselho de Administração, entre outras atividades.  

Programa Especial Assistencial – PROASSIST 

Programa que prevê reembolso aos Associados titulares e dependentes vinculados aos planos de saúde. Por meio do PROASSIST, é possível solicitar reembolso de despesas e procedimentos que não constam no rol da ANS, ampliando, assim, o cuidado com a saúde e o bem-estar do Associado. 

Campanhas Preventivas de Vacinas - CPV

Atualmente, a FIPECq Vida promove vacinação contra a Gripe, Pneumonia e Herpes Zóster, a fim de proteger a saúde dos Associados, titulares e dependentes, de acordo com a elegibilidade de cada campanha.

Programa de Qualidade de Vida - PQV

O Programa de Qualidade de Vida destina-se a auxiliar as Instituidoras e Instituidoras por Adesão em eventos e programas de qualidade de vida, oferecendo às áreas de Gestão de Pessoas maiores condições na elaboração de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar dos Servidores e Associados. 

Complemento de Despesas Hospitalares – CDH 

Programa criado para oferecer reembolso de despesas médicas decorrentes de intervenções cirúrgicas que não constam no rol da ANS, sendo um complemento ao Seguro de Vida. 

Projeto Acolher 

O Projeto Acolher foi criado para proporcionar o acesso de todos os Associados aos planos de previdência privada e ao auxílio funeral, independentemente da adesão voluntária e sem custos adicionais. Assim, todos os Associados da FIPECq Vida são automaticamente alçados à condição de participantes da FIPECq Previdência. 

Programa de Reembolso de Medicamentos - PRM

O Programa de Reembolso de Medicamentos é destinado aos Associados, vinculados aos planos de saúde, portadores de doenças crônicas especificas: hipertensão, diabetes, dislipidemia e transtornos mentais, com cobertura de 60% do valor dos medicamentos adquiridos, de uso contínuo ou temporário. 

Órgãos Colegiados

Assembleia Geral (AGE)

A Assembleia Geral é a instância máxima de deliberação da FIPECq Vida, composta por 6 (seis) membros titulares e 6 (seis) membros suplentes. É constituída pelos empregados eleitos das seguintes Instituidoras: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE); do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA e Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA – FIPECq Previdência.

Compete à Assembleia Geral:

a)    eleger e destituir membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e o Presidente da entidade;

b)    dar posse aos representantes das Instituidoras e Instituidoras por Adesão;

c)    deliberar sobre o Relatório Anual da Administração, encaminhado pelo Conselho de Administração;

d)    alterar o Estatuto, observadas as formalidades nele previstas, e; 

e)    deliberar sobre a admissão e ou exclusão de membros de qualquer categoria, em caso de omissão do Estatuto.

Compõem a Assembleia Geral:

Membros titulares e suplentes

·       FINEP

Titular: Ruben Silveira Mello Filho

Suplente: Claudia Maria Perasso Lourenço

 ·       IPEA

Titular: Ronald do Amaral Menezes

Suplente: Eliana Azevedo Penna

 ·       CNPq

Titular: Antonio Diogo Silvério de Melo

Suplente: Izabeth Cristina da Silva Farias

·       INPE

Titular: Amarildo José Pereira

Suplente: Gledson Hernandes Diniz

·       INPA

Titular: Silvio Jardim de Oliveira Silva

Suplente: Luiz Gustavo Negro Vaz

 ·       FIPECq Previdência

Titular: Claudio Salgueiro Garcia Munhoz

A 18ª Assembleia Geral Ordinária ocorreu dia 1º de junho de 2022 para tratar das seguintes pautas:

# Relatório Anual de Administração, referente ao exercício de 2021;

# Relatório Anual de Atividades;

# Balanço Patrimonial;

# Demonstrações Financeiras e Contábeis;

# Parecer dos Auditores Independentes;

# Parecer do Conselho Fiscal.

Em 26 de julho de 2022, ocorreu a 19ª Assembleia Geral Extraordinária para deliberação e aprovação da alteração do Estatuto da FIPECq Vida.

Conselho de Administração (CA)

O Conselho de Administração é o órgão de administração e orientação da FIPECq Vida, cabendo-lhe, principalmente, fixar objetivos e políticas, mediante o estabelecimento de diretrizes fundamentais e orientações gerais de organização, operação e administração.

Compõem o Conselho de Administração:

Membros titulares e Suplentes

 ·       FIPECq Previdência

Titular: Sarita Lima Loureiro – Presidente do Conselho de Administração

·       FINEP

Titular: Beatriz Helena de Nascimento Alves

Suplente: Edgar dos Santos Rocca

·       CNPq

Titular: Carlos Cezar Soares Batista

Suplente: Silvio David Santos de Castro

·       INPE

Titular: Carlos Roberto Marton da Silva

Suplente: Mauro André Gouveia da Cruz

·       INPA

Titular: Akel Allan Rodrigues Ramos

Suplente: Raimundo Gutemberg Fonseca da Rocha

·       IPEA

Titular: Marcelo José Braga Nonnenberg

Suplente: Ana Amélia Camarano Mello Moreira

O Conselho de Administração realizou oito reuniões durante o exercício de 2022, tendo deliberado sobre os seguintes assuntos:

  • Formalização e posse dos membros eleitos do Conselho de Administração;
  • Eleição do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho de Administração;
  •  Remuneração dos membros titulares dos Conselhos;
  • Ingresso da PLURALL como Instituidora por Adesão da FIPECq Vida;
  • Homologação do Ingresso da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (CADA) como Instituidora por Adesão da FIPECq Vida;
  • Aprovação das contas do Exercício de 2022;
  • Aprovação da reforma Estatutária 2022;
  • Revisão do Programa de Reembolso de Medicamentos (PRM) e Regulamento do PRM;
  • Revisão do Programa Especial Assistencial e Regulamento do PROASSIST
  • Deliberação sobre o Regimento Interno do Conselho de Administração – Art. 38 - Estatuto;
  • Deliberação sobre a estrutura organizacional da FIPECq Vida;
  • Plano de Cargos e Salários dos empregados da Entidade;
  • Revisão do Regulamento do Programa de Reembolso de Medicamentos (PRM);
  • Revisão do Regulamento do Programa Especial Assistencial (PROASSIST);
  • Negociação do Fundo Assistencial Único (FAU) da Agência Nacional do Petróleo (ANP);
  • Proposta Orçamentária 2023.

 

Conselho Fiscal (CF)

Ao Conselho Fiscal cabe analisar, avaliar e opinar sobre os demonstrativos financeiros da Associação.

Compõem o Conselho Fiscal:

Membros titulares e Suplentes

 ·       CNPq

Titular: Carlos Roberto Silveira Silva – Presidente do Conselho de Administração

Suplente: Ângela Rosana Ferreira de Melo

·       IPEA

Titular: Mauro Oddo Nogueira

Suplente: Carlos Henrique Corseuil Leite

·       FIPECq Previdência

Titular: Leonardo Bosco Mattar Altoé

Suplente: Danielle de Andrade Macedo Correia

·       INPE

Titular: Ronaldo Duarte Ferreira

Suplente: José Aristeu Souza Ruas

·       INPA

Titular: Aprígio Rodrigues de Sousa Filho

Suplente: Raimundo Nonato de Abreu Aquino

·       FINEP

Titular: Alexandre de Castro Almeida

Suplente: Marcelo Luiz Campos Valente

O Conselho Fiscal realizou sete reuniões durante o exercício de 2022. Além do acompanhamento das atividades de gestão, este conselho analisou as seguintes matérias: 

  • Formalização da posse dos membros eleitos;
  • Eleição do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho Fiscal;
  • Deliberação sobre o estudo de viabilidade de proposta de prestação de serviço de profissionais de auditoria contábil independente;
  • Deliberação sobre o Regimento Interno do Conselho Fiscal – Art. 38 - Estatuto;
  • Balancetes do 4º Trimestre/2021 e 1º, 2º, 3º Trimestres/2022;
  • Relatório de Atividades 2021;
  • Balanço Anual;
  • Demonstrações Contábeis;
  • Parecer dos Auditores Independentes;
  • Parecer dos Auditores Externos.

Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica atuou com um grupo de trabalho multidisciplinar na elaboração da proposta de atualização estatutária. Para que todas as necessidades fossem atendidas, foram apresentados estudos e pareceres que possibilitaram a modernização do Estatuto que teve seu texto final aprovado na 19ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 26 de julho de 2022.

Atuou-se também na orientação e na análise jurídica, com emissão de pareceres sobre questões do cotidiano da Associação, bem como na formulação de contratos, convênios e ajustes, sempre que necessário.

Nesse contexto, a Assessoria Jurídica, em conjunto com a Encarregada de Proteção de Dados, atuou ativamente para alcançar a adequação de todos os contratos à LGPD. A assinatura do termo de confidencialidade tem sido o foco dos trabalhos que, desde a implantação do projeto, se tornou uma atividade contínua.

Com referência à atuação contenciosa, entre processos novos e finalizados, observa-se no gráfico abaixo que, pelo quarto ano consecutivo, a quantidade de processos permanece estabilizada.

Gráfico 1: Número de processos por ano.

Ademais, graças aos esforços despendidos pela FIPECq Vida e, sobretudo por este jurídico, no ano de 2023, puderam ser evitados 04 (quatro) novos litígios judiciais que, se somados, acarretariam um desembolso médio de R$ 120.000,00, resultado que demonstra sucesso na resolução dos conflitos ainda em fase administrativa.

Projeto de Integridade

Comprometida em promover a melhoria contínua, elevar a maturidade e a consciência ética, em 2022, a FIPECq Vida iniciou o Projeto de Integridade.

O Projeto tem como objetivos principais: conformidade com as diretrizes internas, otimização dos processos, aperfeiçoamento das práticas de governança corporativas, eliminação de riscos e engajamento das equipes, o que oportunizará a melhoria das entregas aos Associados.

A Assessoria Jurídica em parceria com o Núcleo de Monitoramento Estratégico, iniciou os trabalhos para a contratação da empresa de consultoria especializada, para assessorar os trabalhos.

Como ação inaugural, foi proporcionado aos colaboradores o workshop “Integridade e Você”, onde o tema central foi: “Na prática, o que vai mudar?”. A partir deste questionamento e das contribuições, os gestores e colaboradores puderam compreender que participar de um projeto de conformidade traz crescimento e melhoria tanto para instituição, quanto para si próprio.

Após a estruturação do cronograma, iniciou-se a fase de pré-diagnóstico na qual foi realizado o levantamento qualitativo e quantitativo de informações relevantes para orientar o Programa de Integridade.

A fase de pré-diagnóstico foi dividida em consultas dirigidas aos grupos de Associados, Instituidoras / Instituidoras por Adesão, Conselheiros, Gestores e Colaboradores. Os questionários digitais foram encaminhados pela área de Comunicação da FIPECq Vida e para que houvesse total imparcialidade nos resultados, as respostas foram recebidas e apuradas exclusivamente pela consultoria contratada.

Tabela 1: Demonstrativo de resultado – Quantidade de respostas.

Os resultados do Diagnóstico Organizacional alinhados com o Monitoramento Estratégico da FIPECq Vida será um importante instrumento norteador e que possibilitará à Associação a elaboração de um eficiente Plano de Ação para o ano de 2023 baseado na Gestão de Riscos.

Núcleo de Monitoramento Estratégico

O Núcleo de Monitoramento Estratégico (NME) tem como propósito acompanhar os indicadores e as metas da Associação, bem como assessorar, monitorar, acompanhar e direcionar o cumprimento dos projetos estratégicos visando o alcance dos objetivos finalísticos e de gestão predefinidos com a Missão, a Visão e os Valores da Instituição. O NME foi criado em 2015 a partir das obrigações identificadas no Planejamento Estratégico.

No ano de 2022, a FIPECq Vida encerrou sete projetos estratégicos: 

1.     Oferta de soluções adequadas aos públicos-alvo;

2.     Implantação de gestão de saúde;

3.     Aprimoramento da competência para ampliar as adesões;

4.     Aprimoramento da Gestão Interna;

5.     Desenvolvimento de Colaboradores;

6.     Desenvolvimento da área de inteligência;

7.     Melhoria da comunicação e do Marketing.

Alguns dos projetos estratégicos encerrados se tornaram processos nas atividades da entidade. E ainda, foram desenvolvidos outros três projetos estratégicos:

8.     FIPECq Vida Play;

9.     Projeto Integridade;

10. Implantação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD

Expõe-se a seguir os resultados alcançados com os projetos estratégicos durante  a execução 2015/2022:

1.     Oferta de soluções adequadas aos públicos-alvo

 A meta do indicador do objetivo finalístico são de 2  ações assistenciais. A FIPECq Vida atingiu 100% da meta de implementação dos programas assistenciais em 2022.

No gráfico a seguir, destacam-se as metas, por percentuais de programas, por ano de execução do projeto:

Gráfico 2 - Percentuais de programa por ano

A seguir, apresenta-se a relação de programas implantados durante o decurso do Projeto Estratégico:

2022

  • Aprovação da revisão do Programa de Reembolso de Medicamentos (PRM);
  • Aprovação da revisão do Programa Especial (PROASSIST).

2021

  • Aprovação da alteração do Programa de Qualidade de Vida;
  • Aprovação da ampliação da faixa etária para vacinação contra pneumonia – 50 anos;
  • Criação do Programa de Ressarcimento de Medicamentos (PRM).

2020

  • Aprovação da alteração do Programa de Qualidade de Vida;
  • Programa de reembolso do teste do Covid-19.

2019

  • Alteração do Regulamento do Programa Especial Assistencial (PROASSIST);
  • Aprovação da campanha de vacinação – Meningite;
  • Aprovação da campanha preventiva do HPV;
  • Aprovação da alteração para diminuir a faixa etária da campanha de pneumonia para 50 anos.

2018

  • Aprovação do Regulamento da Complementação das Despesas Hospitalares (CDH);
  • Aprovação do Regulamento do PROASSIST;
  • Aprovação do Programa de Qualidade de Vida das Instituidoras;
  • Aprovação do Programa Acolher;
  • Aprovação do Regulamento do Programa de Assistência à Saúde (PAS).

2017

  • Aprovação do Programa de Vacina da FIPECq Vida

2016

  • Aprovação do Regulamento do PROASSIT;
  • Aprovação do Programa de Qualidade de Vida das Instituidoras.

2015

  • Revisão do Regulamento do Fundo Especial Assistencial (FEA);
  • Implementação do Programa de Monitoramento da Saúde - Programa Meu Médico;
  • Aprovação do Fundo Assistencial Único (FAU).

2. Implantação da Gestão da Saúde

A meta planejada era a redução da sinistralidade dos planos Amil, Bradesco e Unimed Seguros em 10% ao ano.  

Não houve uma redução significativa nas sinistralidades desses três planos. Porém, se mantiveram dentro da linha de corte do contrato, principalmente o plano da Amil, no qual há 10 mil associados. 

Gráfico 3 – Resultado da sinistralidade dos planos Amil

Gráfico 4 – Resultado da sinistralidade dos planos Bradesco

Gráfico 5 – Resultado da sinistralidade dos planos Seguro Unimed

A redução da sinistralidade em 10% ao ano mostrou-se inviável em função da baixa governança da FIPECq Vida sobre essa variável. Porém, a manutenção das taxas de sinistralidades dentro da linha de corte dos contratos, aponta para a assertiva dos programas assistenciais onde, inúmeras ações de cuidado aos Associados, implica em melhor qualidade de vida e redução de doenças, diminuindo, assim, o uso do sistema de saúde, impactando na manutenção da sinistralidade dentro da linha de corte contratada, resultando, consequentemente, baixo reajuste nos preços. 

3. Aprimoramento da competência para ampliar adesões 

Ao longo da implantação do projeto a FIPECq Vida alcançou a aderência de 16 novas Instituidoras por Adesão, sendo as duas últimas no ano de 2022, conforme gráfico abaixo:

Gráfico 6 -  Instituidoras por adesão conforme o ano

Em 2022 houve um decréscimo na base de vidas de 3,28%. Ao longo da implantação do Planejamento Estratégico foram incluídas 10.879 vidas.  As novas vidas foram um grande alicerce para a manutenção da FIPECq Vida, embora não tenhamos alcançado as metas planejadas. As evasões, no ano de 2022, podem ser explicadas pela perda salarial dos servidores públicos nos últimos quatro anos e pela alta da inflação.

Referente às evasões, no ano de 2022, estas podem ser explicadas pela perda salarial dos servidores públicos nos últimos quatro anos e pela alta da inflação.

4. Aprimoramento da Gestão Interna 

O Projeto foi implementado para realizar os ajustes necessários na estrutura e na gestão interna com o objetivo de viabilizar e apoiar novas áreas e processos decorrentes da estratégia da entidade.

A FIPECq Vida, no sentido de realizar a melhoria de até três processos internos que impactam diretamente na estratégia da Instituição, realizou:

  • Implantação da Universidade Corporativa, plataforma virtual de estudo a distância que promove o crescimento profissional;
  • Melhoria na infraestrutura de informática, com a renovação da licença de banco de dados em substituição;
  • Início do processo de renovação do parque tecnológico;
  • Contratação de plataforma para gerenciar os chamados;
  • Implantação do Projeto de Integridade.

 5. Desenvolvimento de colaboradores  

O objetivo de gestão do projeto é desenvolver continuamente as competências dos colaboradores com a oferta de 150h de capacitação até 2025.

Em 2022, atingiu-se a média de 224h de treinamento, sendo 74h médias além do objetivo do Projeto, ainda com a adaptação de treinamento remoto. Segue o gráfico demonstrativo:

Gráfico 7 – Horas de treinamento por colaborador de janeiro a dezembro de 2022

 

Vale destacar que a FIPECq Vida investe continuamente na capacitação dos colaboradores e, de 2015-2022, houve a média de 583 horas de treinamento por colaborador.

Gráfico 8 – Horas de treinamento por colaborador de janeiro de 2015 a dezembro de 2021

  

 

Ainda em 2022, a FIPECq Vida realizou outros Projetos em paralelo com os colaboradores. São eles: 

  • Implantação de novo Plano de Cargos e Salários;
  • Programa de Desenvolvimento Individual;
  • Programa de Desenvolvimento Coletivo;
  • Programa de Avaliação de Desempenho;
  • Workshop “Integridade e Você."

A FIPECq Vida realizou pesquisa de teletrabalho com os colaboradores, pela qual ficou constatado: 

  • De maneira geral, houve percepção de melhoria dos processos, da qualidade e do volume das entregas no teletrabalho;
  • Cresceu o número de pessoas que se dizem orgulhosas em trabalhar na FIPECq Vida e que recomendariam a FIPECq Vida como um excelente lugar para se trabalhar;
  • 100% dos colaboradores se sentem capacitados para o regime de teletrabalho;
  • Houve melhora na percepção da comunicação entre as áreas e organização das rotinas;
  • Os colaboradores acham que são mais eficientes e assertivos com o teletrabalho;
  • Houve sensível piora na percepção da conciliação do trabalho com as atividades domésticas e piora no suporte da chefia na facilitação do trabalho diário. 

6. Desenvolvimento da área de inteligência 

O projeto foi desenvolvido para prover informações relativas a tendências, a inovações e às demais variáveis estratégicas do ambiente externo para tomada de decisão.

Principais ações realizadas:

  • Implantação de um modelo de atuação de inteligência competitiva desde julho de 2016;
  • Equipe habilitada;
  • Extensão da equipe de Inteligência;
  • Ambiente monitorado.

 7. Melhoria da Comunicação e do Marketing 

O objetivo do projeto é aprimorar a comunicação e o relacionamento da FIPECq Vida com os Associados e Instituidoras.

Neste contexto, foi realizada uma pesquisa para mensurar efetivamente a percepção do Associado com o atendimento que recebe da FIPECq Vida. No universo de 445 Associados que responderam, obteve-se 81% de Associados satisfeitos com a FIPECq Vida. 

Gráfico 9 – Consistência do nível de satisfação do Associado

A meta inicial estabelecida para o nível de satisfação do público-alvo com comunicação e atendimento da FIPECq Vida não deveria ser menor do que 60%.

8. FIPECq Vida Play

Projeto desenvolvido para divulgar a FIPECq Vida em plataforma digital, por meio de vídeo, para fortalecimento da marca e popularização dos serviços prestados utilizando Marketing de Conteúdo.

Em 2022, o objetivo traçado foi o aumento de contas inscritas no FIPECq Vida Play. Assim, houve o aumento de 11% no total de inscrições, o que corresponde a 301 inscritos, permitindo maior alcance de divulgação das atividades e benefícios da FIPECq Vida.

Quanto às visualizações obtidas, estabeleceu-se o objetivo de 6.000 visualizações/ano. Meta atingida e ultrapassada, com o total de mais de 9 mil visualizações em 2022.

9. Projeto Integridade

O Projeto tem como objetivos principais: conformidade com as diretrizes internas, otimização dos processos, aperfeiçoamento das práticas de governança corporativas, eliminação de riscos e engajamento das equipes.

Em 2022, a FIPECq Vida cumpriu duas fases do programa de Integridade, que são:

1.     Pré-Diagnóstico Organizacional;

2.     Execução do Diagnóstico Organizacional.

As implantações das fases descritas possibilitaram os resultados de: 

  • Identificação dos níveis de satisfação de Associados e Instituidoras;
  • Colaboradores instruídos sobre conceitos de Integridade;
  • Percepções quanto à suficiência de processos e a práticas gerenciais, operacionais e prioridades em tecnologia da informação.

 10. Implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A FIPECq Vida, conforme determinado pela lei em vigor desde 2020, iniciou a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com intuito de atestar mais uma vez a missão de apoiar e acolher os Associados, na garantia da segurança e da privacidade dos dados.

Durante o ano de 2022, a FIPECq Vida ajustou todos os processos descritos no plano de ação na fase de implementação e ainda adequou os contratos com parceiros em conformidade com a LPGD, de forma a oferecer mais segurança e legitimidade à proteção dos dados que são compartilhados por obrigação legal. São 108 contratos com parceiros, subdivididos em contratos de gestão interna, contratos de operação, contratos de operação adesão e contratos jurídicos. 

Ouvidoria

Em 2022 a FIPECq Vida completou oito anos de cultura de Ouvidoria. Criada em 2014, com a finalidade de ser um espaço de participação diferenciado para os Associados que, por sua vez, passaram a ter voz ativa dentro da Instituição.

A Ouvidoria também é uma ferramenta valiosa de gestão, pois fornece um real diagnóstico da Instituição ao Comitê Gestor, o que torna mais fácil as tomadas assertivas de decisão. A Ouvidoria é uma área autônoma dentro da FIPECq Vida, subordinada diretamente à Presidência. 

A Ouvidoria recebeu 89 demandas no ano de 2022, como pode ser observado no gráfico 11. Houve diminuição de 15% no número de casos recebidos em relação ao ano anterior, 2021, quando houve 105 demandas.

Gráfico 10: Total de demandas recebidas nos anos de 2017 a 2022. 

Percebe-se, pelo gráfico acima, uma queda acentuada em relação às demandas recebidas desde o ano de 2017. Essas demandas têm variado ano após ano. Comparativamente, levando em consideração 2021 e 2022, observa-se a diminuição das solicitações, o que reflete o eficiente trabalho que a Associação tem feito.

As demandas recebidas na Ouvidoria são classificadas em cinco tipos: solicitação, reclamação, sugestão, elogio e denúncia, que podem ser registradas pelos Associados no site da Ouvidoria, por e-mail, por telefone, ou presencialmente.

Abaixo, no gráfico, é apresentado o comparativo por tipo de demanda em relação ao período entre 2017 e 2022.

Gráfico 11 e Tabela 3: Comparativo entre o total de demandas recebidas entre 2017 e 2022


- Solicitação Reclamação Sugestão Elogio Denúncia
2022 31 48 3 4 3
2021 31 63 4 5 2
2020 43 53 0 6 1
2019 31 60 0 8 0
2018 75 84 4 3 7
2017 40 103 4 5 5

Em relação às demandas recebidas no ano de 2021, houve uma diminuição de 16% comparando com o período de 2022. Também houve queda no número de reclamações recebidas, uma diferença de 15% em relação às recebidas em 2021.

Ainda em se tratando das demandas recebidas, abaixo, gráfico referente às demandas recebidas em 2022. 

Gráfico 12: percentual do total de demandas recebidas em 2022 na Ouvidoria. 

Canais de recebimento das demandas

Para maior conforto e comodidade dos associados, as demandas da Ouvidoria podem ser registradas pelos seguintes meios:  site, e-mail, telefone ou presencialmente.

Abaixo, comparativo entre os anos de 2021 e 2021 por canal de atendimento. 

Gráfico 13 e Tabela 4: Número de demandas recebidas nos anos de 2021 e 2022, por canal de atendimento.


- Site E-mail Telefone Presencial
2022 63 23 3 0
2021 82 23 0 0

Abaixo, gráfico com percentual das demandas recebidas na Ouvidoria em 2022 por canal de atendimento: 

Gráfico 14: Percentual das demandas por canal de atendimento em 2022.

- Percentual das demandas por canal de atendimento

Prazo médio de resposta ao Associado 

A Ouvidoria tem o prazo de até 10 dias úteis para responder as demandas, sendo esse prazo prorrogável por mais 10 dias, previsto em portaria, em caso de necessidade. No período de 2022 o tempo médio de resposta foi de quatro dias.

Abaixo, pode-se observar o tempo de resposta e conclusão das demandas recebidas na Ouvidoria em 2022 por tipo de manifestação. O cumprimento do prazo mostra-se efetivo, e a Ouvidoria da FIPECq vida permanece melhorando as formas de oferecer o tratamento mais célere possível às demandas dos Associados. 

Gráfico 15: Tempo médio de resposta por tipo de manifestação recebida em 2022.

 
 Perfil dos associados que acessam o canal da OuvidoriaA seguir, gráficos que demonstram características das faixas etárias e instituidoras dos Associados que procuram a Ouvidoria da FIPECq Vida.

Percebe-se uma maior procura na faixa etária de 59 anos ou mais, representando 60% do total de registros.

Gráfico 16: Percentual das manifestações de 2022 por faixa etária dos Associados manifestantes.  

Importante ressaltar também, em relação às instituidoras, que há maior número de registros por parte dos demandantes do INPE, IPHAN, IPEA, AMAZUL e ANEEL, conforme pode ser observado no gráfico abaixo.

Gráfico 17: Número de registro feitos na Ouvidoria em 2022 por Instituidora.

Atuação da Ouvidoria

Todas as demandas registradas na Ouvidoria da FIPECq Vida classificadas como reclamação, sugestão e elogio são encaminhas às áreas responsáveis para conhecimento, adoção de providências cabíveis, com posterior devolução à Ouvidoria para avaliação e envio de resposta aos Associados. Da mesma forma, são tratadas as denúncias.

As demandas mais complexas exigem tempo maior de resposta por necessitarem de análise do setor responsável, ou mesmo de resposta de parceiros – Operadoras de saúde, pois muitas vezes a FIPECq Vida atua como intermediária entre os Associados e os planos contratados.

Importante registrar também a atuação da Assessoria Jurídica para diversas demandas que são tratadas pela Ouvidoria afim de evitar litígios judiciais futuros. 

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor no Brasil em setembro de 2020. A FIPECq Vida, objetivando atestar mais uma vez a missão de apoiar e acolher os Associados, e preocupada em garantir a segurança e privacidade dos dados, iniciou um longo trabalho de adequação, que foi finalizado em dezembro de 2021.

Dessa forma, criou-se uma área na FIPECq Vida, e em consequência, uma nova função dentro da Instituição: a de Encarregado de Dados Pessoais (DPO), cuja responsabilidade é orientar a organização a respeito das práticas de governança em proteção de dados pessoais, bem como intermediar as comunicações e providências da Associação em relação aos titulares de dados e a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Assim, o objetivo da área dentro da FIPECq Vida é garantir que todos os processos estejam em consonância com a Lei Geral, resguardando sempre os direitos dos titulares de dados.

Durante o ano de 2022, o maior desafio foi consolidar a área dentro da FIPECq Vida e adequar todos os processos descritos no plano de ação, na fase de implementação, na rotina dessa nova função.

O desafio em 2022 foi institucionalizar uma nova cultura organizacional voltada para as boas práticas de governança corporativa, compliance e segurança de dados pessoais. E para que o novo setor tivesse sucesso, foram incorporadas algumas funções e rotinas ao cargo.

Abaixo, figura com a nova rotina de trabalho da área, desenvolvida ao longo de 2022:

Figura 1 – Processo de trabalho do Encarregado de Dados Pessoais

 

O desafio em 2022 foi institucionalizar uma nova cultura organizacional voltada para as boas práticas de governança corporativa, compliance e segurança de dados pessoais. Epara que o novo setor tivesse sucesso , foram incorporadas algumas funções e rotinas ao cargo.

É importante esclarecer acerca das atribuições do DPO – encarregado de dados, que, além de ser o responsável pelo contato direto entre o titular de dados e a ANPD, também orienta os funcionários sobre a gestão interna de privacidade realizada pelo  Controlador, que neste caso é a FIPECq Vida. Dessa forma, é função do encarregado de dados zelar pelas boas práticas de segurança de dados da Instituição, adotando processos de trabalho condizentes com as exigências legais.

Em se tratando das atividades desempenhadas pela área em 2022, no primeiro trimestre, dando continuidade ao Plano de Ação de implementação à LGPD, a FIPECq Vida fez a adequação legal de todos os documentos inerentes ao RH e aos colaboradores, de forma que todos os documentos de contrato de trabalho fossem atualizados e assinados pelos colaboradores e pelo empregador.

Foi dada a continuidade também ao trabalho de adequação dos contratos com parceiros à LPGD, oferecendo segurança e legitimidade à proteção dos dados que são compartilhados por obrigação legal. São 108 contratos com parceiros subdivididos em contratos de gestão interna, contratos de operação, contratos de operação adesão e contratos jurídicos, conforme pode ser visualizado no gráfico ilustrativo abaixo: 

Gráfico 18 – Contratos com parceiros por subdivisão

 

 

Da totalidade de contratos, cerca de 27% deles já tiveram contratos aditivos assinados pelos parceiros e mais 36% já foram enviados e estão em trâmite de assinatura, o que representa uma grande vitória no processo de adequação, visto ser um dos processos mais morosos e burocráticos em toda a atualização à lei. Abaixo, gráfico ilustrativo do andamento do trabalho: 

Gráfico 19 – Status do andamento dos processos de assinatura dos termos de confidencialidade 

A área realizou também a elaboração do relatório de impacto da instituição, de produção anual, documento este de confecção obrigatória a entidades que lidam com tratamento e compartilhamento de dados pessoais sensíveis.

Outro marco importante em 2022 foi a produção de dois documentos para a institucionalização da LGPD na FIPECq Vida: o Guia de Privacidade da FIPECq Vida, e o Guia de Incidentes de Segurança, compêndios de informações relevantes aos colaboradores da FIPECq Vida, disponibilizados no site, na área logada do empregado. 

Figura 2 – Imagem da capa do Guia de Privacidade da FIPECq Vida 2022

Figura 3 – Imagem da capa do Plano de ação para incidentes de segurança 2022

 O projeto de revisão dos formulários da FIPECq Vida também foi iniciado e tem a finalidade de adequar os documentos de coleta de dados dos Associados e adesão aos planos assistenciais à LPGD, tal como reestruturar os processos de acessibilidade e layout dos documentos, trabalho esse continuado em 2023.

Por fim, outra atividade muito importante realizada pela área em todos os trimestres é a auditoria que, em conjunto com o departamento de TI, tem a finalidade de apurar se as medidas de segurança aplicadas estão em pleno funcionamento. 

Gerência de Gestão da Saúde

Gerência de Comunicação

A Gerência de Comunicação (GCOM) é responsável por mediar as relações entre a FIPECq Vida e os públicos atendidos pela Associação: Associados, colaboradores, parceiros e Instituidoras. Para o desenvolvimento de uma comunicação assertiva para cada tipo de necessidade, ágil e eficiente, utiliza-se do plano de trabalho anual com o mapeamento e as disposições estratégicas para o contato contínuo, a fim de consolidar a imagem e a marca frente à visão de futuro de ser a preferência em soluções de saúde, em todas as fases da vida, sem se esquecer da missão de acolhimento e humanização. 

A FIPECq Vida dispõe de diversidade nas plataformas de comunicação com a presença nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp, além dos contatos por e-mail, SMS e material gráfico. Dessa forma, garante maior mobilidade e eficácia no contato entre os pares, no acolhimento das solicitações e nas resoluções de conflito. Reforça-se, assim, o compromisso em disponibilizar as informações da Associação de forma democrática e transparente a todos.

Como ponto focal e estratégico no fortalecimento da marca no contato com os públicos estão: a apresentação das atividades realizadas na FIPECq Vida; informações de saúde, bem-estar, e como melhor utilizar os benefícios exclusivos; divulgação dos Programas Assistenciais; respostas às dúvidas e solicitações, entre outros temas. De tal modo, obtém-se maior assertividade na comunicação e sana-se dúvidas e assuntos de interesse dos públicos.

Para o Associado:

  • Informa – Boletim informativo sobre as atividades da Associação, tais como novos produtos, horários de atendimento e expediente, campanhas, renovações contratuais, entre outros;  
  • SMS – Mensagens sobre atualizações contratuais, código de barras para pagamento, situação cadastral, informações gerais, campanhas, entre outros;
  • Aplicativo da FIPECq Vida – para facilitar o acesso dos Associados às informações pertinentes como cadastro junto à FIPECq Vida, número de carteirinha, condições para usufruir dos Programas Assistenciais, telefones de contato, entre outros. 

Para o Colaborador:

  • Fique Por Dentro – Boletim informativo sobre as atividades de movimentação interna, tais como alterações de rotina, informações de atendimento, novos produtos, horários e expediente, renovações contratuais, férias, entre outros;
  • Teams – ferramenta de comunicação interna permitindo maior eficácia na gestão das equipes, informação e atualizações da Associação.

Para o RH das Instituidoras:

  • Fica a Dica RH - Boletim informativo sobre as atividades da FIPECq Vida que impactam diretamente na atuação do RH das Instituidoras, como parceiro, ao orientar os Associados a respeito de novos produtos, horários de atendimento e expediente, campanhas, renovações contratuais, entre outros;
  • Informações gerais – material virtual com apresentação da FIPECq Vida, Programas Assistenciais, benefícios e coberturas para envio interno aos servidores.
  • Área Gestor RH – acesso exclusivo aos dados referentes à FIPECq Vida para o RH das Instituidoras e gerenciamento de informação. 

Para todos os públicos

  • Site – Notícias referentes aos acontecimentos na Associação, como o ingresso de novas Instituidoras, treinamentos realizados, posse de Conselheiros, Campanhas, promoção da saúde e prevenção de doenças, eventos, entre outros;
  • Redes Sociais – Publicações com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, campanhas internas, informações gerais da Associação, eventos, entre outros;
  • FIPECq Vida Play – Canal no Youtube para divulgação de vídeos, como boletins do resumo das atividades do trimestre, o ingresso de novas Instituidoras, posse de Conselheiros, Campanhas, revisão de regulamentos, promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros.

Durante o ano de 2022, foram disponibilizados cerca de 500 comunicados aos públicos-alvo da Associação, nove notícias publicadas no site, além de alertas encaminhados via SMS, Aplicativo e demais canais de atendimento. 

Nas redes sociais da FIPECq Vida, considerando-se o total absoluto (Instagram, Facebook e Youtube), foram mais de 1.300 seguidores acompanhando a Associação, totalizando um alcance de 14.270 contas, que indica o número de contas potenciais que viram o conteúdo da página, e 72.050 impressões, indicador que mensura o número de vezes que o conteúdo da Página ou sobre ela apareceu na tela de um usuário.

Quando comparado ao ano de 2021, há o crescimento em todos os indicadores citados, alcance, impressão e seguidores, o que corresponde, respectivamente, em um aumento de 15%, 101% e 9%.

Gráfico 33 – Comparativo de dados de redes sociais entre 2021 e 2022

No Youtube, com o canal FIPECq Vida Play, foram mais de 9 mil visualizações, com tempo total de exibição de 88,4 mil horas. Quando comparado ao ano de 2021, houve o aumento de 51% e 39%, respectivamente. 

Gráfico 34 - Comparativo do Youtube (visualizações/tempo de exibição)

Para contribuir com a mobilidade e rapidez no atendimento às demandas, os Associados podem utilizar o aplicativo da FIPECq Vida que, em 2022, foi avaliado positivamente pelos usuários com 4 estrelas (do total de 5 estrelas) nas lojas virtuais de aplicativos. 

Ao aplicar as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Comunicação, normativo que orienta as ações do ano, haverá continuidade da entrega de conteúdos de qualidade, com a intenção de atingir os objetivos estratégicos que permitiram maior contato e proximidade com os Associados, Instituidoras e Parceiros, sempre com foco no fortalecimento da FIPECq Vida.

ONU Mulheres

Em 2022, a FIPECq Vida deu seguimento ao trabalho de mapeamento de estratégias para o projeto ONU Mulheres, a partir das diretrizes orientadas pelos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). 

Durante o ano, foram realizadas reuniões com o Comitê Gestor e com o grupo de trabalho com o objetivo de discutir e delimitar as diretrizes que irão orientar as políticas internas da Associação mantendo o compromisso público na promoção da equidade de gênero dentro da FIPECq Vida. 

Este é um projeto de execução a longo prazo em que várias experiências são colocadas para criar possibilidades de assegurar direitos iguais em toda FIPECq Vida, desde os colaboradores aos Conselheiros e parceiros.

Atendimento

O atendimento da FIPECq Vida é uma das características que a difere no mercado e está presente na missão e no DNA da Instituição. É prestado um atendimento focado no acolhimento e na humanização, tratando cada demanda individualmente e buscando as melhores soluções.

A FIPECq Vida atende às solicitações por diferentes canais de atendimento: Central de Relacionamento (0800), WhatsApp, e-mail, Chatbot (site), redes sociais – Facebook e Instagram – e, presencialmente, na sede em Brasília, no escritório do Rio de Janeiro, e nas representações do INPE – São José dos Campos (SP), MPEG – Belém (PA) e INPA – Manaus (AM).

No ano de 2022, foram 37.144 atendimentos no total, fato que expressa o grande volume de contato anual recebido pela Associação. Mesmo com esse panorama volumoso de registros, quando comparados os anos de 2022 e 2021, nota-se a redução de 6% nos atendimentos. Os números de atendimentos em todos os canais em 2021 e 2022 são apresentados no Gráfico 29 e o recorte mensal de 2022 está registrado no Gráfico 30. 

Gráfico 35: Comparativo de atendimentos em todos os canais

Gráfico 36: Número total de atendimento por mês em 2022

Neste último ano, observa-se que as plataformas de e-mail e WhatsApp foram as mais procuradas pelos Associados, resultado que se reflete pelo caráter dinâmico e de fácil acesso dessas plataformas. A divisão por canais de atendimento pode ser analisada por meio do Gráfico 31.  

Gráfico 37: Número por canal de atendimento

Do total de atendimentos em 2022, foram registrados pedidos de informação, solicitação, reclamação e elogio, dos quais a maior concentração das demandas trata-se de pedidos de informação e solicitação. Em um total de mais de 37 mil atendimentos, a FIPECq Vida registrou apenas 2% de reclamações, um índice que reafirma a qualidade do atendimento prestado com a resolução dos diversos tipos de solicitações cadastradas pelos Associados.

Gráfico 38: Número de atendimento por tipo de solicitação em 2022 

 

Tratando-se dos atendimentos finalizados em 2022, é possível observar no Gráfico 33 quais assuntos foram os mais abordados. As principais solicitações são da área Financeira, PAS Saúde, Programas Assistenciais e Cadastral. 

Gráfico 39: Percentual de atendimento por motivo em 2021

 

Em 2022, a Tabela 19 apresenta a procura nos canais de atendimento por faixa etária. Quando comparado ao ano de 2021, constata-se que as plataformas de WhatsApp e E-mail permaneceram sendo a mais requisitadas mesmo pelos Associados com faixa de 59 anos ou mais. Esse resultado reforça que as tecnologias implementadas estão sendo aceitas de forma positiva e permite continuar com a missão de um atendimento humanizado, mesmo online.

Tabela 19 – Acesso a canais de atendimento por faixa etária

Faixa Etária Presencial Telefone Email Outros Correios Redes Sociais WhatsApp Site Interno
00 - 18 Anos 0 1 0 0 2 0 0 0 1
19 - 23 Anos 0 3 3 0 0 0 5 0 1
24 - 28 Anos 0 9 33 0 6 0 18 0 4
29 - 33 Anos 1 36 212 0 22 0 233 0 40
34 - 38 Anos 10 120 688 0 43 0 681 0 110
39 - 43 Anos 17 290 1200 0 119 1 1138 0 190
44 - 48 Anos 20 313 1075 0 97 1 1201 0 192
49 - 53 Anos 21 330 856 0 74 1 944 0 164
54 - 58 Anos 36 416 968 0 92 2 1190 0 161
59 anos ou mais 682 5909 8329 0 833 7 6770 0 1223

Considerando-se os dados apresentados, é possível constatar que a redução no número de atendimento está diretamente interligada ao assertivo investimento em tecnologia feito pela Associação visto que muitos processos podem ser realizados por meio do site ou do Aplicativo da FIPECq Vida, dando a possibilidade do autoatendimento de nossos Associados.

Com isso, a equipe de atendimento pode trabalhar ainda mais focada na resolução de solicitações de alta complexidade, atuando diretamente para cumprir a visão de futuro de ser referência em saúde.

Gerência Corporativa

Com o objetivo de dar suporte à FIPECq Vida em pontos estratégicos como:  gestão econômico-financeira, a reestruturação e implementação de processos para o adequado andamento das atividades das áreas, a manutenção da infraestrutura administrativa e física, gestão de pessoas, tecnologia da informação e antecipação de cenários por meio da inteligência, a Gerência Corporativa, durante o ano de 2022, permaneceu constante em seu propósito de sustentar esta Associação.

O ano de 2022 foi de consolidação das melhorias implantadas em 2020 e 2021. Houve a inserção de aprimoramentos nas áreas de Gestão de Pessoas e Infraestrutura. A FIPECq Vida também ganhou mais visibilidade tecnológica com a evolução digital implantada, especialmente na segurança das informações por meio da otimização e atualização do banco de dados, coração da empresa e insumo para todas as tomadas de decisão.O Patrimônio da Associação teve grande valorização neste ano, com rendimentos líquidos superiores a 10% ao ano, em aplicações financeiras além do superávit total de R$ 6.809 mil.

BIBLIOTECA CORPORATIVA 

No dia 13 de outubro de 2022, aconteceu o 1º Sarau Cultural da Biblioteca Corporativa da FIPECq VIDA, movimento épico que contou com a participação dos empregados da instituição, ora por exposição fotográfica, ora por expressão artística.

Teve como objetivo integrar e descontrair os colegas no ambiente de trabalho, circular o acervo bibliográfico, incentivar a leitura e incentivar a manifestação das habilidades individuais e culturais dos participantes. O evento teve a duração de 4 horas e contou:

  • Com o Recital de Poesia fortemente marcado e realizado pelos colaboradores Izadora e Cleber;
  • Momento dançante com a colaboradora Alessandra, deixar-se conduzir, envolver-se de forma leve e suave, ser guiado, sem pressa ou medo, seguir apenas o ritmo e o movimento;
  • Pode-se ler de forma individual os “Fuxicos” da colaboradora Rosahanara, poás que se tornam bolsas;
  • Arranjos de violão do colaborador Fernando, as músicas cantadas tornaram-se extasia;
  • Exposição de telas em aquarelas e bordados da colaboradora Mayara.

Depois das trocas de figurinhas, pode-se saborear o doce toque culinário da Simone, que apresentou o melhor da confeitaria, o Bolo Copa do Mundo.

O evento encerrou-se com a distribuição dos mais de 30 livros adquiridos pela FIPECq VIDA.

Imagens: Divulgação/FIPECq Vida

GESTÃO DE PESSOAS  

O ato de gerir pessoas representou um grande diferencial no ano de 2022. A FIPECq Vida consolidou a implantação da Universidade Corporativa, plataforma virtual de estudo a distância que promove o crescimento profissional e pessoal no ambiente da Associação. Foram mais de 7 mil horas de treinamento, com uma média 221 horas por colaborador.

A FIPECq Vida finalizou a implantação do Novo Plano de Cargos e Salários, cujo principal objetivo era adequar e alinhar as principais funções e atividades de forma a serem executadas de forma segura e sustentável. A nomenclatura de cargos e funções foram adequadas às atividades desempenhadas, além da criação de um novo programa de gestão de desempenho. Entre os meses de novembro e dezembro, foram realizados a avaliação de desempenho e o desenvolvimento do PDI e PDC (Programas de Desenvolvimento Individual e Programa de Desenvolvimento Coletivo). Essas ações são primordiais para sustentar o vasto horizonte de crescimento da Associação.

Mesmo com o cenário econômico nacional desafiador, os colaboradores tiveram seus benefícios preservados. Nos últimos dias do ano, foi realizada a pesquisa de clima organizacional na qual constatou-se que 96% dos colaboradores sentem orgulho de dizer que trabalham na FIPECq Vida e 89% recomendariam a organização como um excelente lugar para se trabalhar.

A Caixa de Assistência se consolidou como uma organização virtual e o teletrabalho já é a principal forma de trabalho. Ainda, segundo a pesquisa organizacional, 100% das pessoas se sentem capacitadas a exercer suas funções em teletrabalho e o mesmo percentual afirma que essa modalidade laboral é compatível com a convivência familiar, 96% dizem que a qualidade do trabalho é maior ou igual à atividade presencial e 92% utilizam o tempo economizado com deslocamento ao escritório para atividades pessoais.

A qualidade de vida e o aprimoramento de pessoas foram os focos desse ano. 

GESTÃO FINANCEIRA

Em 2022 foram geradas 157 mil duplicatas, constituindo um giro financeiro total de R$ 195.4 milhões, divididos em três modalidades de pagamento: débito em conta, boleto bancário e folha de pagamento, distribuídos entre os programas assistenciais ofertados, Saúde, Seguro de Vida e Odontológico, representados abaixo:

Tabela 20 e 21 – Giro financeiro de 2022 e Gráficos 40 - Formas de Pagamento e 41 - Faturamento por Programa Assistencial

Tipo de programa assistencial
Saúde R$ 185.648.893,04
Seguro R$ 7.888.944,34
Odontológico R$ 1.925.427,78
Total Apurado R$ 195.463.265,16

Tipo de programa assistencial
Débito em conta R$ 113.444.962,81
Boleto R$ 52.160.992,38
Folha R$ 29.857.309,97
Total Apurado R$ 195.463.265,16

O trabalho remoto acelerou ainda mais a sistematização do controle e a atualização do processamento de dados da área, permitindo a segurança nas informações apresentadas e garantindo a transparência e a efetividade no trabalho executado.

GESTÃO DA INADIMPLÊNCIA

Os processos de cobrança são distribuídos no espaço tempo de 90 dias até a eventual inclusão nos sistemas de proteção ao crédito. Após 60 dias de inadimplência, ocorre o cancelamento, e anterior a esses prazos, os associados são sempre contactados conforme a missão institucional, de forma humanizada, e com a oferta de todas as possibilidades de negociação.

Em 2022, o número de Associados inadimplentes inclusos no Serasa foi maior em comparação aos anos anteriores, refletindo o cenário econômico brasileiro. Mesmo assim, no encerramento desse ano, apurou-se uma inadimplência de 0,24% sob o faturamento total.

Na tabela abaixo, verifica-se que houve aumento no número de Associados negativados por inadimplência em relação ao ano anterior. 

Tabela 22 e 23 – Número de inclusões e exclusões de Associados em sistemas de proteção ao crédito em 2021 e em 2022

Dez 2022 Tipo Quantidade Valor
Inclusões 82 R$ 263.502,20
Exclusões 17 R$ 40.883,15

Dez 2021 Tipo Quantidade Valor
Inclusões 36 R$ 83.692,12
Exclusões 25 R$ 44.666,29

Cabe ressaltar que, no ano de 2022, a FIPECq Vida recuperou R$ 50 mil em dívidas de anos anteriores. 

FAU – FUNDO ASSISTENCIAL ÚNICO

O Fundo Assistencial Único (FAU), fundo no qual se concentram os resultados econômicos da FIPECq Vida, tem permanecido com seu principal objetivo de promover e subsidiar os Programas e Projetos Assistenciais voltados à saúde e ao bem-estar do grupo de Associados FIPECq Vida e de suportar eventuais desiquilíbrios econômico-financeiros dos contratos de planos de saúde e odontológicos. Assim, esta Caixa de Assistência cumpre a missão institucional de acolher e apoiar os Associados na busca pela saúde e bem-estar pessoal.

Para permanecer avançando nesse objetivo ao longo de 2022, o FAU contou com os recursos obtidos da constituição de 3% das contribuições dos planos de Saúde e por, aproximadamente, 14% dos Programas de Assistência ao Seguro de Vida, o CDH - Complemento de Despesas Hospitalares, em que cada Associado inscrito recebe de volta os benefícios de acordo com os parâmetros exigidos em cada Regulamento dos programas e projetos.

Visando promover mais qualidade de vida e amparo aos Associados, em meados de abril de 2022, foi implantado um novo Programa Assistencial, o Programa de Reembolso de Medicamentos (PRM), que contempla o reembolso de despesas com medicamentos de uso contínuo, temporários ou por tempo determinado. Em 31 de agosto de 2022, na 143ª Reunião do Conselho de Administração da FIPECq Vida, foi aprovado o benefício concedido pelo PRM correspondente a 60% de reembolso no valor da nota fiscal.Desse modo, os recursos despendidos em Programas Assistenciais para os Associados em 2022 foi 32% superior em relação ao ano anterior.

Gráficos 42 e 43 – Receitas e Despesas do FAU em 2021 e em 2022 

Os benefícios oferecidos aos Associados são classificados conforme as despesas abaixo:

Tabela 24 – Despesas divididas por programas, campanhas e projetos em 2022

Programa de Qualidade de Vida56.297,91
Programa Meu Médico723.766,42
Programa Acolher90.000,00
CDH - Complemento de Despesas Hospitalares571.369,77
PROASSIST - Programa Especial Assistencial125.193,69
Reembolso de Medicamentos68.853,80
Vacina Gripe403.306,64
Vacina Herpes40.110,00
Vacina Pneumonia80.847,51
Covid 194.940,72
Divulgação FAU6.623,40
Assistência de Viagem e Seguros230.295,27
Despesas Emergênciais32.620,28
Outros Reembolsos207,00
Valor Total2.434.432,41

Gráfico 44 – Fatia de despesas por programas, campanhas e projetos em 2022

 

O resultado do FAU (receitas – despesas) é incorporado no Patrimônio Social da Associação que, trimestralmente, é submetido à Auditoria externa independente e submetida à análise do Conselho de Fiscal da entidade, com intuito de averiguar e atestar o cumprimento dos Regulamentos, a utilização dos recursos e os aportes financeiros inseridos neste Fundo.

Gráfico 45 – Resultado de receita do FAU em 2022  

ADMINISTRAÇÃO E INFRAESTRUTURA  

Em 2022, a FIPECq Vida realizou algumas adequações na Infraestrutura e houve a locação da nova sala para complementar o espaço da Sede, que foi locada em agosto de 2021. Desta maneira, em 2022, ocorreu sensível aumento das despesas com aluguel e condomínio, devido à adição de mais uma sala comercial e, ainda, o reajuste contratual pelo índice do IGP-M, no percentual de 10,7%, aplicado nos contratos de locação.

Tabela 25 – Despesas – Instalações FIPECq Vida

Despesas20212022%
Aluguel138.083,48160.236,8816,04
Condomínio61.485,2059.752,15-2,82
IPTU24.838,0621.539,13-13,28
Energia elétrica8.679,3611.508,1432,59
Seguro Incêndio198,531.384,31597,28
Total233.284,63254.420,619,09

Em 2022, foi feita a renovação da apólice de Seguros para todas as salas da FIPECq Vida, com cobertura de eventuais sinistros, decorrentes de acidentes envolvendo os colaboradores, associados e terceiros, além de roubo, furto, inundações, danos elétricos, e demais sinistros.

Abaixo, imagens das instalações físicas da FIPECq Vida em Brasília.

TECNOLOGIA

A gestão dos contratos de tecnologia tem permitido a melhor oferta de experiência e segurança ao usuário final.

A FIPECq Vida conta com suporte remoto em todas as estações de trabalho, além de desenvolvimento de software sobre as demandas e rotinas necessárias.

Como melhoria na Infraestrutura de informática, efetuou-se a renovação da licença de banco de dados em substituição. Esse movimento foi necessário para melhorar a performance das informações e a atualização do servidor em Nuvem, Microsoft Azure. 

Ainda em 2022, teve início o processo de renovação do parque tecnológico, com a aquisição de novos notebooks para os colaboradores, tendo em vista a obsolescência dos equipamentos atuais. O custo total de aquisição foi de R$ 98.377,19.

A modernização do parque tecnológico requer atualização a cada 5 anos, tendo em vista os requisitos de sistema e as novas tecnologias. O intuito é dar meios e recursos para que os colaboradores desenvolvam as atividades, com eficiência, segurança e pontualidade.

Em junho de 2022, foi contratada uma plataforma para gerenciar os chamados ao time de tecnologia da FIPECq Vida.  Assim, foi possível mensurar as demandas, corrigir falhas de forma global, bem como criar estratégias de melhorias e de atendimento interno.

Gráfico 46 – Quantidade de chamados por tipos feito ao time de tecnologia

Gráfico 47 – Quantidade de chamados por fase 

Gráfico 48 – Quantidade de chamados abertos por prioridade e por mês

TESOURARIA

Em 2022, o giro de aplicações financeiras foi de R$ 322 milhões em razão dos recebimentos no segundo dia útil do mês e dos desembolsos a partir do dia 10 de cada mês.

O ano foi finalizado com saldo R$ 63 milhões de reais em aplicações financeiras, sendo que 73% dos recursos estão alocados em títulos públicos federais, com rendimento IPCA + 5,32% ao ano, e os 27% restantes estão em fundos de investimento renda fixa indexados aos CDI/SELIC.

A receita líquida das aplicações financeiras foi de R$ 6,6 milhões em 2022 e o rendimento líquido acumulado nos 12 meses foi de 10,93%.

Gráfico 49 – Rendimento percentual líquido 

CONTABILIDADE

A FIPECq Vida possui Patrimônio Social em montante considerável, que foi acumulado de maneira sustentável ao longo dos últimos anos, formado pelo Fundo Assistencial Único (FAU), apurado com base no excedente patrimonial da FIPECq Vida desde a sua criação.

As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas de acordo com as práticas contábeis emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade aplicáveis às Entidades sem fins lucrativos (ITG 2002). A FIPECq Vida adota os procedimentos complementares previstos na Norma Contábil aplicável às pequenas e médias empresas – PME’s (NBC TG 1000 – R1).

A análise horizontal das contas de resultado foi realizada comparando o mês atual com meses anteriores, objetivando identificar e/ou justificar variações nas demonstrações financeiras.

Auditados todos os registros contábeis e recomendações por meio dos relatórios, a seguir expõe-se a triagem do Conselho Fiscal:

  • Balanço Patrimonial – BP;
  • Demonstração do Resultado do Exercício – DRE;
  •  Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC e,
  • Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras.

Na análise do exercício de 2022, o patrimônio social da FIPECq Vida evoluiu 12,40%, passando de R$ 54,9 mi em 2021 para R$ 61,7 mi em 2022.

Gráfico 50 – Evolução do Patrimônio Social nos últimos cinco anos 

Observação: As Demonstrações Financeiras estão anexas a esse relatório.

Plano de Previdência Privada – FIPECqPREV

Desenvolvido em parceria com a FIPECq Previdência, o FIPECqPREV é um Plano de Benefícios Previdenciários com contribuição definida e retirada programada para auxiliar o Associado a pensar no futuro e em seus projetos de vida. 

O Patrimônio Social do FIPECqPrev* cresceu 14,57%, passando de R$ 46,18 milhões, em 2021, para R$ 52,91 milhões em 2022. A rentabilidade nominal da carteira de investimentos do FIPECqPREV em 2022 foi de 7,24%, enquanto a meta de rentabilidade (INPC + 4,25% a.a.) fechou o ano em 10,41%.

*Dados de acordo com o que será disponibilizado no Relatório de Anual de Informações – FIPECq Previdência.

Glossário

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

ACI – Associação dos Corretores de Imóveis

ADC – Associação Desportista Classista

AEB – Agência Espacial Brasileira

AFIN – Assessoria Fiscal e Contábil

AFIPEA – Associação dos Funcionários do IPEA

AGE – Assembleia Geral

AJU – Assessoria Jurídica

AMAZUL - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

ANA – Agência Nacional de Águas

ANBENE – Associação Nacional dos Beneficiados pela Lei 88878/94

ANCINE –Agência Nacional do Cinema

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

ANESP - Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental

ANP - Agência Nacional do Petróleo

ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

ASCON – Associação dos Servidores do CNPq

ASMINC – Associação dos Servidores do Ministério da Cultura

ASSCETEX – Associação dos Servidores Civis de Ciência e Tecnologia do Exército

ASSERTE – Associação dos Servidores e Trabalhadores da FUNARTE

ASSETANS – Associação dos Servidores  e  demais trabalhadores da  Agência Nacional de  Saúde  – ANS

ASSURÊ – Corretora de Seguros e Consultoria

BP – Balanço Patrimonial

CA – Conselho de Administração

CADA – Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior

CASA – Fundação Casa Rui Barbosa

CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

CDH – Complemento de Despesas Hospitalares

CE – Comitê de Ética

CETEM – Centro de Tecnologia Mineral

CF – Conselho Fiscal

CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CRO – Conselho Regional de Odontologia

DFC – Demonstrativo dos Fluxos de Caixa

DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

EMGEPRON - Empresa Gerencial Projetos Navais

FAU – Fundo Assistencial Único

FBN – Fundação da Biblioteca Nacional

FEA – Fundo Especial Assistencial

FINEP – AUTO – Financiadora de Estudos e Projetos – AUTOPATROCINADOS

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos

FIPECq – Fundação de Previdência Complementar dos Empregados ou Servidores da FINEP, do IPEA, do CNPq, do INPE e do INPA

FIPECq – APOSENTADOS – Assistidos pela FIPECq

FIPECq Vida – Caixa de Assistência Social da FIPECq

FR – Fundo de Reserva

GCE – Gerência de Comunicação e Expansão

GGS – Gerência de Gestão de Saúde

IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus

IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

IMPA OS – Organização Social do IMPA

INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

INT – Instituto Nacional de Tecnologia

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

JBRJ – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica

LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica

MAPMA – Corretora de Seguros e Consultoria

MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins

MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

MMA – Ministério do Meio Ambiente

MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi

ON – Observatório Nacional

NME – Núcleo de Monitoramento Estratégico

NSU – Núcleo de Sustentabilidade

PAS – Programa de Assistência à Saúde

PAS Família – Programa de Assistência à Saúde da Família

PMM - Programa Meu Médico

PRE – Presidência

PRM - Programa de Reembolso de Medicamentos 

PROASSIST – Programa Especial Assistencial

RA – Relatório de Atividades

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SEG – Secretaria Geral

SCGED – Sistema de Controle e Gestão Eletrônica de Documentos

SINDSUSEP – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Superintendência de Seguros Privados

VCMH – Variação de Custo Médico-Hospitalar

Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA DA FIPECq VIDA

I - DO OBJETIVO 

Art. 1º. Estabelecer os valores e princípios éticos que norteiam as relações internas e externas dos empregados, membros dos colegiados, parceiros e associados da Caixa de Assistência Social da FIPECq – FIPECq Vida, para inspirar e manter a confiança e a credibilidade da Associação. 

II - DOS VALORES

Art. 2º. A FIPECq Vida tem como valores a responsabilidade, a verdade, a justiça, a legalidade, a transparência de seus atos, o compromisso com a eficiência e a eficácia e a gestão democrática, em respeito aos princípios éticos fundamentais.

III - DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS

Art. 3º. Estarão presentes como fio condutor das ações da FIPECq Vida, a boa-fé, a lealdade, a integridade, a honestidade e o incondicional respeito às normas.

Art. 4º. Todos os envolvidos direta ou indiretamente na gestão da FIPECq Vida estão comprometidos com os valores e princípios éticos previstos neste Código, com o intuito de alcançar a contínua melhoria dos resultados, com a promoção do bem-estar de seus Associados. 

IV - DOS PADRÕES DE CONDUTA

Art. 5º. São considerados padrões de conduta e responsabilidade de todos os participantes da FIPECq Vida:

I. Tomar decisõeszou propor alternativas com base na razão, nas melhores práticas de gestão, no bom senso, na prudência e na equidade – sempre considerando os melhores interesses dos Associados da FIPECq Vida.  

II. Colaborar para o bom convívio no ambiente de trabalho, atuando com disciplina e observância à hierarquia, urbanidade e conduta respeitosa e cordial com todos.

III. Guardar discrição e reserva quanto a documentos, fatos e informações sob a guarda da FIPECq Vida.

IV. Honrar os contratos, acordos e convênios firmados com terceiros.

V. Assumir as consequências das próprias ações e omissões, ocorridas no âmbito de suas atribuições, e por elas responder, assegurando-se, sempre, o contraditório.

VI. Repudiar, denunciar e combater qualquer forma de corrupção, ativa ou passiva.

VII. Primar pelo melhor atendimento aos associados, assegurando excelência no grau de satisfação pelos serviços prestados.

VIII. Respeitar a intimidade, a reputação e a privacidade pessoal e familiar de todos.

IX. Comprometer-se com os interesses da FIPECq Vida. 

V - DAS CONDUTAS INACEITÁVEIS 

Art. 6º.  São inadmissíveis aos integrantes da FIPECq Vida, inclusive seus parceiros, a prática das seguintes condutas: 

 I. Fazer uso do cargo, visando à concessão ou a obtenção, para si ou para outrem, de vantagens ou benefícios. 

II. Praticar qualquer ato discriminatório ou toda e qualquer expressão de assédio. 

III. Aceitar oferta de vantagem pessoal que implique em conflito de interesse.  

IV. Divulgar informações sigilosas ou privilegiadas. 

V. Manter relações comerciais, na condição de representante da Instituição, com empresas de sua propriedade ou de pessoa de seu relacionamento familiar (até 3º grau consanguíneo ou afim) que preste serviço à FIPECq Vida. 

VI. Assumir posição política partidária no desempenho de suas funções, bem como influir nas decisões, invocando o apoio de organizações políticas. 

VII. Divulgar boatos ou informações supostas que possam afetar a honra e a imagem de qualquer pessoa e/ou levar à tomada de decisões equivocadas no âmbito da Instituição. 

VIII. Omitir, adulterar, falsificar ou manipular, deliberadamente, dados e informações que prejudiquem a FIPECq Vida ou seus Associados, Instituidoras e Instituidoras por Adesão.  

 VI - DA APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA   

Art. 7º. A aplicação dos dispositivos deste Código de Ética será feita por um Comitê composto exclusivamente por dois membros representantes da Instituição e um membro representante dos empregados, titulares e suplentes. 

 Parágrafo Primeiro – O mandato do primeiro indicado pela Associação será de três anos; o segundo indicado de um ano; e o indicado pelos empregados terá mandato de dois anos.

Parágrafo Segundo – Os membros indicados para compor o Comitê de Ética deverão ter reputação ilibada, e independência para o desempenho da fun

Parágrafo Terceiro – Os membros do Comitê de Ética elegerão seu presidente para um mandato de um ano, permitida uma única recondução.

Parágrafo Quarto – O Comitê de Ética poderá requisitar as estruturas disponíveis na Associação para execução de sua função.  

Art. 8º. O exercício da função de membro do Comitê de Ética será reconhecido como de relevância para a Associação, com registro nos assentamentos funcionais e/ou em ata. 

At. 9º. As indicações, nomeações e posse dos membros do Comitê de Ética serão feitas por ato do Diretor Presidente da FIPECq Vida. 

Art. 10. Os membros do Comitê de Ética somente poderão sofrer qualquer tipo de penalidade, mediante autorização prévia do Conselho de Administração. 

Art. 11. O processo ético observará a seguintes etapas: 

a) Recebimento ou não da denúncia.

b) Instrução da denúncia com documentos e depoimento das partes e testemunhas.

c) Elaboração de parecer conclusivo, com recomendação de punição ou arquivamento. 

 Parágrafo Primeiro – O parecer e as recomendações serão submetidos ao Diretor Presidente que, após oitiva do Comitê Gestor, os encaminhará ao Conselho de Administração, com a respectiva manifestação. 

Parágrafo Segundo – Das decisões proferidas pelo Conselho de Administração, caberá recurso à Assembleia Geral, observado o prazo de 15 (quinze) dias a partir da notificação da punição. 

Parágrafo Terceiro – Os trabalhos do Comitê de Ética serão lançados em ata, que ficará disponível para consulta dos interessados pelo período de cinco anos, após o qual será destruída, independente de requerimento das partes envolvidas.                                                              

Parágrafo Quarto – As decisões que resultarem em punição ao empregado ou associado passarão a constar dos assentamentos funcionais ou dossiês pelo prazo de cinco anos.   

VII - DAS SANÇÕES 

Art. 12. A violação das normas contidas neste Código importa em falta que, considerada sua gravidade e as circunstâncias, sujeita seus infratores às seguintes sanções:

I. advertência escrita e reservada. 

II. censura pública.

III. suspensão de até 60 (sessenta) dias.

IV. exclusão dos quadros de pessoal, perda do mandato de Conselheiro ou demissão do Diretor.

 Parágrafo Único – Quando envolver o corpo de Associados ou os membros dos Colegiados, as penalidades de que tratam este artigo serão aplicados pela Assembleia Geral, com deliberação prévia do Conselho de Administração. 

Art. 13. Qualquer Associado poderá representar contra atos praticados por Conselheiro, Diretor ou empregado da FIPECq Vida, não sendo admitido o anonimato. 

Art. 14. Caberá ao Comitê de Ética analisar, em juízo de admissibilidade, a representação e, inexistindo provas que subsidiem o fato, determinar, de ofício, o imediato arquivamento da denúncia.  

 

Demonstrativos Contábeis

            


Demonstrativos Contábeis

Keyboard shortcuts

Formatting
Bold
Ctrl + b
italic
Ctrl + i
Underline
Ctrl + u
Strikethrough
Ctrl + Alt + s
Small text
Ctrl + s
Highlight
Ctrl + e
Insert
Mention person (@Brian)
@
Link to doc (+Meeting notes)
+
#hashtag
#hashtag
Date
/date Space /datetime /datetime Space
Time
/time Space
Note box
/note Enter /note red /note red Enter
Editing
Find and replace
Ctrl + r
Find next
Ctrl + n
Find previous
Ctrl + p
Indent
Tab
Un-indent
Shift + Tab
Move line up
Ctrl + Shift +
Move line down
Ctrl + Shift +
Add a comment
Ctrl + Alt + m
Undo
Ctrl + z
Redo
Ctrl + y
Application
Create new doc
Ctrl + Alt + n
Present
Ctrl + Shift + p
Share
Ctrl + Shift + s
Search docs
Ctrl + Shift + o
Keyboard shortcuts
Ctrl + Shift + /

Activity stream

  • Image Description
    Iana Robinson

    Added 2 files to task Fd-7

    • Image Description
      weekly-reports.xls 12kb
      Image Description
      weekly-reports.xls 4kb
    Now
  • B
    Bob Dean

    Marked Fr-6 as "Completed"

    Today
  • Image Description
    Crane

    Added 5 card to Payments

    • Image Description
      Image Description
      Image Description
      +2
    May 12
  • D
    David Lidell

    Added a new member to Front Dashboard

    May 15
  • Image Description
    Rachel King

    Marked Fr-3 as "Completed"

    Apr 29
  • Image Description
    Finch Hoot

    Earned a "Top endorsed" badge

    Apr 06
  • Project status updated

    Marked Fr-3 as "In progress"

    Feb 10
View all
Image Description Image Description

Welcome to Front

We're happy to see you in our community.

Trusted by the world's best teams
Image Description
Image Description
Image Description
Image Description